Momentos que marcaram o IV Fórum indústria do Expansão
O IV Fórum indústria do Expansão realizou-se no dia 26 de Abril, no hotel Intercontinental, em Luanda, com o tema " Competitividade e crescimento da indústria em Angola". Estiveram presentes membros do governo, das principais instituições públicas, associações empresariais, empresas de consultadoria, banca comercial, seguradoras e representantes dos mais importantes projectos industriais implantados em Angola.
A sessão de abertura foi feita pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, seguindo-se depois três apresentações para lançar alguns dos temas que foram a debate. A primeira apresentação foi feita pela directora-geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola (IDIIA), Filomena Oliveira, que irá falar dos factores de competitividade para a indústria nacional. A segunda intervenção pelo Partner da KPMG, Fernando Mascarenhas, que apresentou os eixos para o crescimento industrial em Angola. Para fazer a terceira apresentação, convidamos o coordenador do Centro Investigação Social e Económica da Faculdade de Economia (UAN), Fernandes Wanda, que apresentou o tema de como será a indústria nacional daqui a 10 Anos.
Seguiu-se depois o momento de debate sobre todas estas questões, sendo que na mesa redonda estarão presentes agentes importantes deste sector, nomeadamente, José Macedo, director-geral da Novagrolider; Diogo Caldas, CEO da Refriango; Adérito Areias, PCA da Salinas Calombolo (Grupo AA); Luís Diogo, director-geral da Fabrimetal e Jorge do Amaral , CEO da ALCAAL Angola, sob moderação de João Armando, director do Expansão.
A sessão de encerramento esteve a cargo do presidente da Associação Industrial de Angola (AIA) José Severino, que fará a síntese do que foi debatido durante a manhã e trará as conclusões deste IV Fórum indústria.