Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

África do Sul se prepara para aumentos nas taxas de juros

Banco central sul-africano decide o curso da política monetária

O "South African Reserve Bank" deve aumentar a taxa básica para 8,25%, depois de erros de política monetária que tiveram impacto na moeda local, o rand, tendo depreciado cerca de 7% face à moeda dólar.

A África do Sul se prepara para as taxas de juros pela décima vez consecutiva para aliviar a pressão sobre o rand, que foi alimentada por erros de política do governo que podem levar o banco central sul-africano a revisar suas previsões de inflação para cima.

Segundo a Bloomberg, numa pesquisa que fez, a maior parte dos economistas sul-africanos esperam um aumento de 50 pontos base para 8,25%, com expectativas variando de 25 a 75 pontos-base.

No princípio do ano, o "South African Reserve Bank", banco central da África Sul, decidiu elevar sua taxa básica de juros em 25 pontos-base para 7,25%.

Na ocasião, a maioria dos analistas já esperavam uma alta maior, de 50 pontos-base. A decisão foi dividida, com três membros do conselho apoiando a alta anunciada, mas outros dois dirigentes votaram para um aumento de 50 pontos-base.

Após a decisão, o banco central sul-africano comunicou que os riscos face à inflação interna continuam a ser altos, além de que o conflito militar na Ucrânia e o mercado do petróleo deve permanecer volátil, principalmente na medida em que a economia da China for retomando.