Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

África do Sul ainda não sabe como vai criar o rendimento mínimo

Criação do Basic Income Grant (BIG) foi anunciada há um ano

Um ano depois de anunciar a criac,a~o de um rendimento mi"nimo garantido, destinado a desempregados com idades entre os 18 e os 59 anos, o governo da A"frica do Sul ainda estuda uma forma de conceder o Basic Income Grant, que ficou conhecido com a sigla BIG

O assunto esteve em destaque esta terc,a-feira, dia 14, durante uma reunia~o de ministros, destinada a discutir como acelerar a recuperac,a~o econo"mica e consi- derar a forma mais via"vel de con- ceder subsi"dios sociais a` populac,a~o, fortemente penalizada pela pandemia da Covid-19.

A criac,a~o do BIG foi anuncia- da em Julho de 2020, pela ministra do Desenvolvimento Social, Lindiwe Zulu, quando o governo do Presidente Cyril Ramaphosa destacou a urge^ncia de criar um mecanismo que substitui"sse o subsi"dio de 350 rands, lanc,ado em Abril, no a^mbito do pacote de medidas de ali"vio a` pandemia. O BIG destina-se a desemprega- dos e ira" abranger um universo estimado de 33 milho~es de pes- soas, com custos avaliados em 2,5 mil milho~es USD por ano.

(Leia o artigo integral na edição 642 do Expansão, de sexta-feira, dia 17 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)