Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

África Subsariana cresce 3,3% em 2021, segundo África's Pulse

Banco Mundial adverte que a região continua vulnerável

As três principais economias da região seguem a velocidades diferentes. Enquanto Angola cresce apenas 0,4%, a África do Sul chega aos 4,6% e a Nigéria situa-se a meio, com 2,4%. Países não ricos em recursos, como Costa do Marfim e Quénia lideram, com uma forte recuperação estimada em 6,2% e 5,0%, respectivamente

Os elevados preços das matérias-primas aliados ao relaxamento das rigorosas medidas adoptadas durante a pandemia da Covid-19 e à recuperação do comércio global levaram o Banco Mundial a rever em alta as previsões de crescimento para a África Subsariana, com a África do Sul a tomar a dianteira e Angola a ficar para trás entre as três principais economias da região.

Em vez dos 3,2% em Abril e abaixo dos 3,7% previstos agora pelo FMI, o Banco Mundial (BM) antecipa um crescimento de 3,3% em 2021 para a África Subsariana, de acordo com a última edição do relatório Africa"s Pulse, que perspectiva uma tendência positiva para os países que aproveitarem a crise para promover reformas estruturais e macroeconómicas.

"Diversos países iniciaram reformas estruturais difíceis mas necessárias, tais como a unificação das taxas de câmbio no Sudão, a reforma dos subsídios aos combustíveis na Nigéria e a abertura do sector das telecomunicações ao sector privado na Etiópia", exemplifica. Mas o optimismo do Banco Mundial para o crescimento de África Subsariana é refreado, porque a região "continua vulnerável", tendo em conta as "baixas taxas de vacinação no continente, os danos económicos prolongados e o ritmo lento da recuperação". Factores que fazem com que o crescimento para 2022 e 2023 permaneça um pouco abaixo dos 4%, continuando a "ser inferior à recuperação nas economias avançadas e nos mercados emergentes" e reflectindo uma "falta de investimento" na África Subsariana.

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo