Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Bancos têm de revelar nome de clientes que violem política cambial

Nigéria - instrutivo do banco central determina maior transparência

Quem violar a nova política cambial nigeriana incorre em multas, proibição de acesso ao mercado cambial oficial e processos criminais.

O banco central da Nigéria deu instruções aos bancos comerciais para publicarem, nos seus websites, o nome e número de verificação bancária (BVN, na sigla em inglês) dos clientes que participam em tácticas fraudulentas para obter divisas estrangeiras no sistema financeiro.

O instrutivo surge após um ciclo de perdas da moeda nacional, apesar do aumento de 32% na oferta de do"lares americanos, segundo o Nairametrics, jornal digital de informação financeira. As reservas internacionais líquidas subiram 79,9 milhões USD, no sétimo aumento em duas semanas, atingindo a 2 de Setembro a cifra de 34,2 mil milhões USD.

Quando o instrutivo foi publicado, a nota de 1 do"lar estava a ser comercializada a 530 nairas, no mercado paralelo, um mínimo histórico, que compara com a me"dia de 515 nairas por 1 USD no mês anterior. A depreciação no mercado negro foi atribuída ao aumento da procura de divisas por parte dos importadores que não conseguem aceder ao mercado cambial oficial, onde a nota de 1 USD era comercializada a 411,5 nairas.

(Leia o artigo integral na edição 641 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)