Economia moçambicana com crescimento de 3,68% no terceiro trimestre
A economia moçambicana cresceu 3,68% no terceiro trimestre de 2024, impulsionada pela indústria de extração mineira, segundo o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre as contas nacionais.
O Produto Interno Bruto a preços de mercado (PIBpm) apresentou uma "variação positiva de 3,68%" no terceiro trimestre, quando comparado ao mesmo período do ano 2023, "perfazendo um acumulado de 3,80%" até final de Setembro.
"O desempenho da atividade económica no terceiro trimestre de 2024 é atribuído, em primeiro lugar, ao setor primário, que cresceu em 6,4%, com maior destaque para o ramo da indústria de extração mineira com variação de 13,62%, seguido pelo ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal, com uma variação de 2.23%", lê-se no documento.
Por último, detalha ainda, o ramo da pesca teve um crescimento de 0,91% no terceiro trimestre, em termos homólogos.
O PIB moçambicano deverá crescer para 1,536 biliões (milhões de milhões) de meticais (22.901 milhões de euros) em 2024, o que corresponde a um aumento, em termos percentuais, de 5,5%, na previsão oficial do Governo.Contudo, devido aos impactos das manifestações e paralisações pós-eleitorais que se registam no país desde 21 de outubro, o Presidente da República, Filipe Nyusi, já admitiu este mês que essa previsão poderá vir a ser revista em baixa.
Já o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, afirmou em 08 de Novembro que a instabilidade pós-eleitoral no país não altera as previsões de crescimento, que já incorporavam essa possibilidade, desde que "se dissipe" no "curto prazo".