Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Ex-Ministra das Finanças de Cabo Verde é a nova conselheira para África de António Guterres

União Africana saúda escolha

Cristina Duarte, ex-ministra das Finanças de Cabo Verde acaba de ser nomeada conselheira especial para África do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

A escolha da também ex-directora de projecto do Banco Mundial já foi saudada pelo presidente da comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, na sua conta na rede social Twitter.

Cristina Duarte era até agora membro da Comissão de Especialistas da ONU sobre Administração Pública e substituirá a namibiana Bience Gawanas.

Cristina Duarte esteve 10 anos no Governo de Cabo Verde, na chefia das pastas das Finanças e Planeamento, tendo deixado o executivo em 2016.

Integrou, com o economista guineense Carlos Lopes, a Comissão de Reforma da União Africana e em 2015 liderou a candidatura de Cabo Verde à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento, que perdeu para o atual presidente Adesina Akinwimi, da Nigéria.

Antes de participar na vida política, Cristina Duarte dirigiu um projeto do Banco Mundial para o setor privado e foi diretora de planeamento e estudos do Ministério da Agricultura cabo-verdiano.

Do perfil da indigitada assessora de Guterres consta ainda o cargo como gestora de relações institucionais e financeiras do Citibank do Quénia, chegando a vice-presidente da instituição.