Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Nigéria adia lançamento da eNaira, a primeira moeda digital africana pronta a arrancar

Estreia estava marcada para o dia 1 de Outubro

A Nigéria e o Gana são os dois primeiros países a lançar moedas digitais em África, continente que em Agosto se tornou a região com o maior número de operações em criptomoeda. Economistas advertem para riscos

O Banco Central da Nigéria adiou o lançamento da sua moeda digital, a eNaira, inicialmente prevista para 1 de Outubro, devido às celebrações do Dia da Independência, mas esta" tudo pronto para o lançamento da primeira criptomoeda africana.

Três dias antes da data de lançamento, entrou em funcionamento o website eNaira, onde é disponibilizada toda a informação sobre a nova moeda e os benefícios do uso da versão digital da moeda oficial da maior economia do continente.

"A eNaira serve tanto como meio de troca como depósito de valores, oferecendo melhores perspectivas de pagamento em transacções de retalho quando comparadas com pagamentos em dinheiro", esclarece o banco central, adiantando que a eNaira "tem uma estrutura operacional exclusiva" e "nada parecida com outras formas de dinheiro" autorizadas pelo regulador do sistema financeiro nacional.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)