Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Turismo em África cresce em 2018 e TAAG tem a 4.ª rota mais lucrativa do continente

Relatório da Jumia apresentado na Etiópia, na véspera do Dia Mundial do Turismo

Com um crescimento de 5,6%, acima da média global de 3,9%, África é a segunda região do mundo que mais cresceu em número de visitantes, o que contribuiu para um aumento de 8,5% no PIB africano. Só a Etiópia deu um salto de 48,6% nas receitas do sector, graças a processos de vistos facilitados e melhores ligações aéreas.

As Ilhas Maurícias, África do Sul e Seicheles foram os destinos africanos mais competitivos, em 2018, segundo o relatório da plataforma de viagens Jumia, que revela um crescimento para 8,5% da contribuição do sector no Produto Interno Bruto (PIB) africano, acima dos 8,1% de 2017, embora essa subida não tenha correspondência na contribuição do sector para o emprego.
No relatório, que avalia a hospitalidade aos turistas, Cabo Verde é o único país africano de expressão portuguesa (PALOP) no Top 10 dos mais competitivos, no 8.º lugar, e a Guiné Bissau é o 4.º com menos restrições na obtenção de visto de turismo, sendo apenas superado, por ordem decrescente, pelas Maurícias, Benim e Ruanda. Tirando os três do pódio, o Top 10 fica completo com Marrocos, Namíbia, Quénia, Tunísia, Cabo Verde, Botsuana e Tanzânia, no último lugar.
A única referência a Angola no relatório, apresentado terça-feira, dia 24, durante o África Hotel Investment Forum (AHIF), que decorreu em Adis Abeba, é a TAAG. A companhia aérea nacional tem a quarta rota mais lucrativa do continente, Luanda-Lisboa, sendo superada apenas por ligações da Emirates, que lidera, da British Airways e da Saudi Arabian.

(Leia o artigo na integra na edição 543 do Expansão, de sexta-feira 27 de Setembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo