Nobel da Economia 2025 para Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt
"Prémio deste ano é sobre criação e destruição", anunciou secretário-geral da Real Academia Sueca das Ciências. Economistas vencem por trabalho sobre como a tecnologia pode conduzir um crescimento sustentado no tempo.
O Prémio Nobel da Economia 2025 foi atribuído a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, pelo trabalho que desenvolveram a mostrar como a tecnologia pode conduzir a um crescimento económico sustentado no tempo. O prestigioso prémio, formalmente conhecido como Prémio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, vale 11 milhões de coroas suecas (cerca de 1,2 milhões USD).
"O prémio deste ano é sobre criação e destruição", começou por dizer o secretário-geral da Real Academia Sueca das Ciências, Hans Ellegren, em conferência de imprensa, nesta segunda-feira, 13 de Outubro.
Joel Mokyr utilizou fontes históricas como um dos meios para descobrir as causas do crescimento sustentado se tornando o novo normal.
Segundo a organização do prémio, o pesquisador demonstrou que, para que as inovações se sucedam em um processo autogerado, não precisamos apenas saber que algo funciona, mas também ter explicações científicas para o porquê. Mokyr também enfatizou a importância de a sociedade estar aberta a novas ideias e permitir a mudança. Já Philippe Aghion e Peter Howitt também estudaram os mecanismos por trás do crescimento sustentado.
Em um artigo de 1992, eles construíram um modelo matemático para o que é chamado de destruição criativa: quando um produto novo e melhor entra no mercado, as empresas que vendem os produtos mais antigos perdem.
"De diferentes maneiras, os laureados mostram como a destruição criativa gera conflitos que devem ser gerenciados de forma construtiva. Caso contrário, a inovação será bloqueada por empresas estabelecidas e grupos de interesse que correm o risco de serem prejudicados", explica a Real Academia Sueca de Ciências.
Joel Mokyr nasceu em 1946, na cidade de Leiden, Holanda. Concluiu o doutorado em 1974 pela Universidade de Yale, New Haven, Connecticut, EUA. Professor na Universidade Northwestern, Evanston, Illinois, EUA.
Philippe Aghion nasceu em 1956 em Paris, França. Doutorado em 1987 pela Universidade Harvard, Cambridge, EUA. Actua como professor no Collège de France, no instituto Europeu de Administração de Empresas e na London School of Economics and Political Science.
Peter Howitt, nascido em 1946 no Canadá. Doutorado em 1973 pela Universidade Northwestern, Evanston, EUA. É professor na Brown University, Providence, também nos EUA.