Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

A moeda turca cai para mínimos históricos depois de Erdogan ter destituído vice-governadores do banco central

Turquia

A oposição de alguns membros do comité monetário do banco central turco relativamente aos cortes na taxa de juro pode estar na origem das demissões

A lira turca caiu para o nível historicamente baixos depois do Presididente Recep Tayyip Erdogan ter decretado uma série de demissões no banco central.

Depois de um encontro do Presidente com o governador do banco central, Sahap Kavcioglu, Erdogan publica, horas depois e já noite dentro, o decreto presidencial em que demite dois dos vice-governadores Central Bank of the Republic of Turkey (TCMB).

Um dos vice-governadores, Ugur Namik Kucuk, membro do comité de política monetário de oito membros, foi o único que se terá oposto a um corte das taxas de juro que chocou os investidores internacionais no mês passado, diz o Financial Times, citando fontes próximas do processo.

O outro vice-governador, Semih Tumen, era visto como a pessoa que poderia ser nomeada para substituir o actual governador, Kavcioglu.

Mas as demissões não ficaram por aqui e o Presidente turco também demitiu Abdullah Yavas, um membro de longa data do comité de política monetária do banco central da Turquia, que morava nos Estados Unidos e era muito criticado por isso mesmo pelos media turcos.

A lira turca, que estava sob forte pressão devido a uma forte apreciação do dólar norte-americano, suscitando preocupações dos investidores sobre a política económica, interna e externa, turca, caiu 1% esta madrugada, passando para 9,19 por dólar.

Nos últimos anos, têm sido sistemáticos os abalos sentidos pela moeda turca, que perdeu cerca de 59% do seu valor relativamente ao dólar desde 2018.