Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Potenciais efeitos da inflação nos EUA sobre Angola

Opinião convidado

A taxa de inflação nos Estados Unidos da América (EUA) tem vindo a registar aumentos substâncias nos últimos meses, tendo atingido máximos em Dezembro de 2022, só registados em Junho de 1982, ao se fixar em 7%. Diferentes factores têm justificado a tendência, com particular destaque para os constrangimentos na oferta, o aumento nos custos com a energia e o incremento significativo da procura.

A tendência começa a apresentar- se menos transitória e a ressuscitar o debate sobre os melhores instrumentos para reduzir da tendência de aumento dos preços, sem que os mesmos comprometam o crescimento da economia, a evolução positiva dos mercados accionistas e a manutenção da dinâmica do mercado de trabalho e das baixas taxas de desemprego.

E entre as medidas postas em cima da mesa, a regularização da política monetária - redução do plano de compra de activos e aumento da taxa de juro base - tem sido das mais recomendadas. A ser efectivada, uma redução da taxa de juro da Reserva Federal está a ser associada com i) uma maior atractividade dos Títulos de Dívida Pública nos EUA; ii) com uma maior apreciação do dólar norte-americano; e iii) com um menor desempenho dos mercados accionistas.

*Economista

(Leia o artigo integral na edição 658 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Janeiro de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo