Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
IX FÓRUM SEGUROS
XIV FÓRUM BANCA
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Opinião
Principais Notícias
Em Destaque
CONVIDADO
A banca e os desafios actuais que exigem o seu reposicionamento
A emergência dos desafios com a Inteligência Artificial (IA), a Transição Energética e a emergência Paradigma Environment, Social and Government (ESG) estão a exigir um reposicionamento da banca no mundo. E Angola não deverá ser excepção, sob pena de tornar um sector não competitivo e com dificuldades em manter importantes parceiros, fundamentalmente, a banca de correspondência. Esta realidade, para um contexto de baixo nível de bancarização, desafios com a inclusão financeira e baixo nível de literacia digital, deverá obrigar o sector a andar em duas velocidades para manter-se competitivo a nível internacional e relevante a nível local.
19 JULHO 2024
CONVIDADO
Por que a Taxa LUIBOR e não a BNA?
A disposição condiciona, directamente, o custo do financiamento do Estado no mercado interno "à boa vontade dos bancos comerciais" e reduz a capacidade do Banco Nacional de Angola (BNA) de gerir, de forma independente e efectiva, a Política Monetária (PM). Mas o que justificaria a posição do Mdf? O Primeiro argumento poderá estar associado à rigidez dos bancos comerciais em comprar OT"s de maturidades mais longas com taxas de juro menos atractivas.
05 JULHO 2024
CONVIDADO
Desperdício orçamental
É importante lembrar que a fixação dos gastos públicos deve concorrer para o alcance de três objectivos fundamentais: i) Estabilidade económica; ii) redistribuição do rendimento, riqueza e oportunidades, e iii) Promoção do crescimento da economia. Em algumas circunstâncias, estes objectivos são complementares e noutros divergentes. Mas todos tendem a concorrer para o bem-estar social. E qualquer despesa que não se enquadre nos três objectivos deve ser expurgada da estrutura do OGE, pois constitui um desperdício orçamental.
19 DEZEMBRO 2023
CONVIDADO
O que trouxe de novo o CPM do Kuito?
A solução esperada pelo mercado passava pela injecção de mais divisas no mercado, uma possibilidade que está a ser evitada com o argumento do limite mínimo de 6 meses de importação das Reservas Internacionais, mas que tem de acontecer para se evitar o pior no mercado (especulação). A expectativa do mercado, de mais injecção de divisas por parte do BNA, foi impulsionada por existirem indicações de que o Tesouro Nacional, responsável por mais de 30% da oferta do mercado, deverá manter-se concentrado na liquidação das suas obrigações com os credores externos.
06 JUNHO 2023
CONVIDADO
Os impactos das sanções à Rússia sobre a economia de Angola
Os impactos económicos directos são residuais, pois os canais de transmissão pelos quais as sanções da Rússia passam para a economia de Angola são muito ténues, e deveriam passar pelos investimentos e pelo comércio bilateral entre as duas economias.
16 MARÇO 2022
Opinião convidado
Potenciais efeitos da inflação nos EUA sobre Angola
A taxa de inflação nos Estados Unidos da América (EUA) tem vindo a registar aumentos substâncias nos últimos meses, tendo atingido máximos em Dezembro de 2022, só registados em Junho de 1982, ao se fixar em 7%. Diferentes factores têm justificado a tendência, com particular destaque para os constrangimentos na oferta, o aumento nos custos com a energia e o incremento significativo da procura.
22 JANEIRO 2022
Convidado
Sempre vamos crescer em 2021?
Depois de cinco anos a destruir riqueza, tudo indica que a economia angolana vai voltar a criar riqueza líquida em 2021. Existe uma unanimidade sobre essa probabilidade, entre as principais instituições que fazem estudos sobre a evolução da economia de Angola. À excepção do "The Economist" que prevê uma contracção de 0,6%.
18 MAIO 2021
Convidado
"Mandioca: O potencial complemento à produção de petróleo em Angola"
A economia de Angola é ainda muito dependente da produção do petróleo. Até 2020, mais de 30% do total da produção do País estava concentrada na exploração do petróleo. Esta realidade tem vindo a mudar, se bem que não à velocidade e com a profundidade que se deseja.
22 FEVEREIRO 2021
Convidado
Os dividendos de Angola na ZLCA
A implementação da Zona de Livre Comércio de África (ZLCA) a partir de 01 de Janeiro de 2021 tem sido apontada como um feito positivo das lideranças africanas na estratégia da industrialização do continente e do aumento da participação de África nas cadeias globais de valor para lá da exportação de matéria-prima de base.
17 DEZEMBRO 2020
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
Receita fiscal petrolífera cresce 2% para 10.632 milhões USD e fica acima do OGE
Uso de pré-pagos lá fora cresce 997% em 5 anos para 773,5 mil milhões Kz
Unidades industriais CIF deverão ter novos donos até ao final de Maio deste ano
Cinco anos de portagens não pagam um ano de manutenção de estradas
Detenções na AGT levanta dúvidas sobre existência de rede organizada
O banco russo VTB é a entidade que acusa Angola de incumprimento
Sonangol "saca" 4,8 mil milhões USD ao banco chinês que é o maior credor angolano
Preço em dólares das habitações cai 30% pressionado pela fraca procura
Foto da Semana
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo