Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Saída anunciada

Editorial

A saída de Sérgio Santos do Governo era previsível e esperada já há umas semanas. Depois de gastar milhões de kwanzas em propaganda, com espaços diários nas televisões, manchetes no jornal oficial e abertura de noticiários na rádio pública, briefings bi-semanais, pequenos almoços com jornalistas, actividade intensa nas redes sociais, uma mensagem repetida até à exaustão de que o PRODESI era um enorme sucesso, que o País estava a avançar e a crescer, no fundo, uma realidade virtual que um dia tinha que ser confrontada com a realidade.

E isso aconteceu no último Conselho de Ministros quando foi chamado a fazer o balanço do PDN e a divulgar os números do crescimento económico. Muitos, onde nos incluímos, já tinham dito e escrito que a política económica não estava a resultar, e pelos vistos, também o Chefe do Executivo percebeu isso esta semana.

Em abono da verdade, também cabe perguntar: quem define a política económica é mesmo o ministro em exercício? Qual é o papel do ministro de Estado para a Coordenação Económica? O Presidente tem uma influência directa nas decisões? Não temos respostas objectivas, mas os factos dão conta que Manuel Nunes Júnior e João Lourenço já vão em quatro ministros da Economia em quatro anos. E que infelizmente para o País, a economia vai afundando cada vez mais, a diversificação não acontece, estamos cada vez mais pobres e a solução parece cada vez mais longe. E não vale a pena atirar toda a responsabilidade para o petróleo e para a Covid-19 porque isso é não querer perceber o que se está a passar.

Sérgio Santos terá cometido dois erros que acabaram por ser fatais - transformou a sua unidade de governação no "Ministério do PRODESI" quando a abrangência da sua actividade teria de ser muito maior, e evoluiu para uma postura de distanciamento, nalguns casos mesmo de arrogância, relativamente aos operadores de mercado e aos seus colegas de governação. Centrou a luz em cima de si e acreditou que os consultores de marketing e propaganda é que o iam iluminar num trajecto que, na verdade, não existia nem estava a ser construído.

Nesta senda, também não me parece um bom exemplo para o restante Governo substituir o ministro pelo secretário de Estado, a não ser que exista uma razão de força maior como doença, impedimento, etc. Parece-me que não ajuda à coesão das equipas ministeriais passar a ideia aos secretários de Estado que se os ministros falharem, eles podem ambicionar a esse lugar. A responsabilidade é colectiva. E também não me parece eticamente bonito um secretário de Estado aceitar o lugar do ministro que o convidou para o Governo. Mas ética e política por vezes não andam de braço dado.