Parceria para identificar pontos fortes e fracos do ensino superior
A empresa global de dados vai realizar uma análise detalhada e abrangente baseada em dados do ensino superior do País, para identificar os pontos fortes e fracos do subsistema e das universidades no sentido de se desenvolver estratégias para apoiar as políticas do Governo relacionadas com o ensino.
O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) estabeleceu uma parceria estratégica com a Times Higher Education (THE), empresa global de dados e insights sobre o ensino superior, para contribuir para o desenvolvimento do ensino superior do País.
"A THE realizará uma análise detalhada e abrangente baseada em dados do ensino superior, identificando os pontos fortes e fracos do sistema e das universidades, desenvolvendo estratégias nacionais e individuais para apoiar o seu sucesso futuro".
A empresa global de dados fornecerá um painel de dados ao MESCTI para supervisão e monitorização transparentes do progresso, a fim de melhorar continuamente o ensino superior e entregará um quadro de políticas nacionais personalizadas, fornecendo recomendações de políticas accionáveis alinhadas com a estratégia de ensino superior do Governo de Angola, afirmou o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva.
Para Tristan Horlick, director Regional da Times Higher Education para o Médio Oriente e África, o MESCTI está a mostrar uma ambição real de concretizar todo o potencial do ensino superior no País, com ambições promissoras, que beneficiarão significativamente os seus cidadãos e o mundo em geral.
"Estou extremamente entusiasmado com a parceria da THE com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, porque ajudamos as universidades do mundo a alcançar a excelência e ajudar os líderes do ensino superior a tomar as melhores decisões e mais informadas através de dados, análise de desempenho e benchmarking", refere a empresa.
Na prática, a THE realizará uma série de workshops para gestores das instituições de ensino superior e fará a comparação das universidades angolanas com instituições seleccionadas para permite que o MESCTI consiga mensurar melhor as suas instituições de ensino superior em relação aos pares internacionais.
Esforços para acreditação do ensino
Esta parceria e estratégia acontece numa altura em que o ministério nos últimos anos tem sido duramente criticado por várias personalidades da comunidade académica pelo facto de o país, por exemplo, não ter nenhuma universidade no top 400 das melhores de África.
No entanto, a tutela tem iniciado várias acções no sentido de melhorar o ensino superior em termos de internacionalização, desempenho académico e científico. Um dos exemplos que faz parte destes esforços é o lançamento, pela primeira vez no País, do processo de auto-avaliação e avaliação externa.
Aliás, recorde-se que esta avaliação resultou na acreditação de sete cursos de saúde dos 30 avaliados e foi recentemente apresentada a segunda fase que seguiu com a avaliação externa de 116 cursos de saúde ministrados em 50 instituições de ensino superior, localizadas em 14 das 18 províncias do País.
O Times Higher Education surgiu de uma revista britânica que reportava especificamente notícias e questões relacionadas com o ensino superior e hoje transformou-se numa empresa global de dados e insights sobre ensino superior.
O objectivo do Times Higher Education é ser a fonte definitiva de dados, insights e conhecimento sobre o ensino superior em todo o mundo, trabalhando com dados de mais de sete mil instituições em 171 países.
"Esta combinação única permite-nos ajudar as instituições e as suas equipas de liderança, bem como milhões de estudantes todos os anos, a tomar decisões informadas que definirão o seu futuro", explica.