Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Universitários das privadas vão eleger novo presidente da AEUPA

ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DAS UNIVERSIDADES PRIVADAS DE ANGOLA (AEUPA)

Nilton Tima, estudante do 2.º ano do curso de Economia da Universidade Metodista de Angola, e Anaclenia Daniel, estudante do 4.º ano do curso de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), são os candidatos à presidência da associação.

Está aberta a campanha eleitoral dos candidatos que vão disputar a presidência da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA), que vai até ao dia 22 de Junho. A corrida à presidência está a ser disputada por dois candidatos apurados pela presidência do órgão executivo, a presidente da associação e um candidato a presidente da mesa de assembleia geral da associação.

Nilton Tima, estudante do 2.º ano do curso de Economia da Universidade Metodista de Angola, é o candidato que representar a chapa B na corrida à presidência do órgão que representa todos os estudantes das instituições de ensino superior privado.

O candidato apresenta-se com o lema "Nenhum de nós é melhor que todos nós", por acreditar que só o trabalho conjunto é que traz resultados satisfatórios e sustentáveis, já que não adianta ter resultados pontuais e temporais, mas sim juntar sinergias e trazer resultados que agregam valor.

Nilton Tima pensa que, nos próximos anos, o que deve ser feito é a aposta no crescimento dos líderes estudantis.

"Precisamos entender quem são e como serão os líderes estudantis, depois de terminarem o mandato nas associações e articular com a formação que vão fazer, de modo que possam servir o País, não só na veia associativa que muito desenvolvem, mas também enquanto técnico profissional nalguma área do saber".

Quanto às questões relacionadas com as propinas nas universidades privadas, Nilton Tima avança que olha com certa preocupação, porque existe uma contradição entre a qualidade de ensino e o seu custo.

"É um paradoxo, porque, por um lado, exigimos a qualidade de ensino, mas, por outro lado, quando reflectimos sobre os custos, deixa-nos muito a desejar. Tal como o nosso lema, precisamos pensar global, mas agir local, e essa é uma das saídas que vai ajudar-nos a não extremar nenhuma das posições".

Anaclenia Daniel, estudante do 4.º ano do curso de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), é a candidata que representará a chapa A na corrida à presidência do órgão que representa todos os estudantes das instituições de ensino superior privado. No entanto, contactada, mostrou-se indisponível para prestar declarações ao Jornal.

Presidente cessante sai para democratizar a organização

Com a possibilidade de se candidatar a mais um mandato, Joaquim Costa, actual presidente da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA) explicou que terá de deixar a presidência por fim de mandato e por entender que os líderes não podem perpetuar-se nas lideranças dos movimentos. "Nós não devemos continuar a liderar os movimentos estudantis ou a perpetuar-nos nas organizações, mesmo quando há legitimidade para dar continuidade. Uma vez que a minha formação académica e o mandato terminou, a única via para a promoção da democracia e democratizar as organizações é realizar eleições sem que haja pressão".

Durante os quatros anos que esteve à frente da associação, o presidente disse que fez o possível e que os mais atentos saberão julgar o trabalho que foi desenvolvido em prol da comunidade académica, o resto virá como consequência da intelectualidade e humildade mostrada.

De acordo com o calendário, o dia 20 é reservado ao debate entre os candidatos nas plataformas digitais, o dia 26 é um período para reflexão, no dia 27 a pré-assembleia geral e realização do pleito eleitoral e no dia 28 serão publicados os resultados. A tomada de posse será em data a indicar.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo