Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

A morte à nascença do PDN 2018-2022

Visto do CEIC

O Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, aqui referido apenas como PDN, é um instrumento de planeamento a médio prazo, na sequência do PDN 2012-2017, destinado a dar uma visão estratégica da acção e orçamentação do Governo durante a legislatura.

A ideia de um pensamento estratégico está ligada à selecção de objectivos e à concentração de recursos em poucos programas de alto impacto. O PDN, com os seus 83 Programas Estratégicos (!) Sem hierarquia e sem atribuição de recursos ou, no mínimo, cálculo de custos, é o oposto da estratégia. Os programas são divididos em 916 Acções Estratégicas (!) Numa lista interminável, sem hierarquia ou atribuição de recursos, variando de 16 leis a "fazer acontecer a jornada Março mulher" que ocorreu desde "sempre" e não é mais do que manter uma boa tradição.
Uma parte significativa dessas Acções Estratégicas, sem vínculo aparente, mesmo dentro do mesmo programa, consiste em "qualificar-se", "promover..." e "melhorar ..." que se relacionam com o trabalho quotidiano, não com a estratégia.
O PDN é apenas uma lista de coisas para fazer, organizadas com o melhor da capacidade de seus autores, mas não um exercício de planeamento. Para converter em planeamento pelo menos uma hierarquia, a atribuição de recursos e o agendamento de tempo precisam ser adicionados.
*Economista e investigador

(Leia o artigo na integra na edição 527 do Expansão, de sexta-feira 7 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo