Agricultura constitui sector importante da economia angolana
A agricultura constitui um sector importante para economia angolana, tendo contribuído, em 2013, com 11% no Produto Interno Bruto (PIB), além do seu contributo económico na redução da fome e da pobreza, disse hoje, em Luanda o ministro da economia Abraão Gourgel.
Segundo o ministro, que falava na sessão de abertura do IV Fórum Nacional Sobre Micro Finanças, sob o tema "o contributo das Finanças para a inclusão social e económica das famílias e mulheres rurais", além do seu contributo económico, a agricultura desempenha um papel central para a sobrevivência e o emprego nas zonas rurais.
Para o ministro, a agricultura representa uma parte da economia que é, em geral, superior à média de outros sectores em muitas províncias, particularmente nas províncias do interior do país.
Abraão Gourgel acrescentou que, apesar da importância económica e social do meio rural e dos grandes progressos feitos pelo país nos últimos doze anos, prevalecem ainda no meio rural taxas consideráveis de pobreza e exclusão social e económica.
Em relação à segurança alimentar, prosseguiu o ministro, a agricultura familiar contribui para produzir alimentos básicos para a população e é responsável para a integração no campo de uma parcela da população que antes migrou para a cidade.
"Em relação ao desenvolvimento, faz crescer a produção de alimentos e cria oportunidades de trabalho e de renda para as famílias, contribuindo com um melhor perfil de distribuição da riqueza ",disse o ministro.
Sob a óptica da sustentabilidade, a agricultura familiar é capaz de perseverar os recursos naturais, garantir a fertilidade dos solos e de promover mudanças nas relações sociais e económicas.
Expansão/Angop