Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo e taxistas voltam a discutir tabela de preços

FALTAM DEZ DIAS PARA O FIM DOS CARTÕES DE SUBVENÇÃO DA GASOLINA

O Governo e as associações de taxistas têm agendada para este sábado, dia 20, uma nova reunião para discutir o preço da corrida de táxi, depois de não ter sido concretizado o encontro que estava marcado para quarta-feira, 17 de Abril.

Segundo uma fonte do Expansão, a reunião de quarta-feira não aconteceu porque algumas associações convidadas não finalizaram as suas propostas, que devem ser encaminhadas para a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

A definição do novo preço da corrida de táxi ganha importância à medida que se aproxima o fim (30 de Abril) do cartão de subvenção à gasolina que o Governo entregou no ano passado aos taxistas para compensar o aumento de preço verificado em Junho. O diploma justifica a eliminação desta medida de mitigação com "a necessidade de se salvaguardar os fins e efeitos da reforma dos preços dos combustíveis, prevenir distorções na formação de preços e garantir a sustentabilidade das finanças públicas".

Devido a esta situação, vários cenários vão-se adivinhado, sem que os representantes dos taxistas assumam publicamente qual o valor que pretendem para cada corrida. Os operadores pretendem ouvir primeiro a proposta do Governo para depois negociar. Entretanto, nos últimos meses, o preço da corrida de táxi acabou por ser informalmente actualizado com o encurtamento de rotas. Com a apresentação e não apresentação de propostas, a ANTT espera que as associações façam uma avaliação do preço tendo em conta os 300 Kz por litro de gasolina.

Sabe-se que existem outros cenários em cima da mesa, que serão apresentados pelo Governo às associações de taxistas.

Segunda fase da greve geral arranca segunda-feira

A segunda fase da greve geral na função pública começa na segunda-feira, 22 de Abril, numa altura em que as negociações entre Governo e sindicatos estão paralisadas por falta de consenso, sobretudo na definição do salário mínimo nacional.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo