Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mais cinco instituições financeiras não bancárias perdem licenças

Por "incumprimento reiterado", segundo o BNA

O "incumprimento reiterado" de normas por parte de diversas instituições financeiras não bancárias levou o BNA a retirar as licenças às Sociedades de Remessas "Cristalpay" e "Goo Transfer" e às casas de Câmbios "Eurodólar", "Dakota" e "Celecâmbios".

O Banco Nacional de Angola comunicou a decisão através do seu portal, enquanto entidade supervisora do sistema financeiro nacional, alegando como motivos da revogação não apenas o incumprimento de normas, como também a "inactividade por período superior a seis meses".

Na mesma nota o BNA informa que pelo facto de "não terem iniciado a sua actividade dentro do prazo legalmente estabelecido" considerou como expiradas as licenças de três outras instituições financeiras não bancárias: Lezinho - Sociedade de Microcrédito Lda; Credilease - Sociedade de Locação Financeira S.A e Syridian - Sociedade Prestadora de Serviços de Pagamentos Lda.

Por via desta caducidade, estas últimas instituições financeiras não bancárias, "são liquidadas" de acordo com os procedimentos judiciais em geral aplicáveis às empresas comerciais "por força do disposto do n.º3 do artigo 320.º da Lei Geral das Instituições Financeiras", refere o BNA.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo