Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

INACOM confirma que existem já 7,2 milhões de subscritores de Internet em Angola

Dados III trimestre 2021

Este é um valor que engloba empresas e particulares, sendo que cerca de 98% destas assinaturas são feitas através das empresas de comunicações móveis. A UNITEL tem uma quota de 87% do mercado.

O País atingiu, até ao III trimestre de 2021, um total 7,2 milhões de subscritores de internet, entre empresas e particulares, de acordo com os dados do Instituto Nacional das Comunicações (INACOM), do período em referência.

Desde o início do ano até ao final do III trimestre, em nove meses, mais de 313 mil subscritores aderiram ao serviço de Internet, um crescimento de 4,3% para o período. Nestes números estão agregados todos tipos de subscrição.

Em termos de quotas de assinatura de internet por operador a Unitel posiciona-se largamente na frente com 87% dos subscritores, mais de 6,2 milhões. A Movicel detém 11% destes assinantes e a TV Cabo e Zap repartem os restantes 2%. A operadora angola Telecom não entra nestas contas, de acordo aos dados do INACOM.

Na prática, as operadoras que atuam na rede móvel celular, nomeadamente Unitel e Movicel, absorvem 98% dos subscritores, pelo facto de haver cada vez mais utilizadores de internet nos telemóveis por ser mais simples, apesar de haver outras formas de subscrição nestas operadoras.

Nesta altura, o mercado aguarda pela quarta operadora móvel, Africell, num mercado a dois na telefonia móvel e quase a dois na subscrição de internet. Assim como espera também pela operacionalização da rede 5G cujas licenças já foram atribuídas à Unitel, Movicel e Africell.