Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

OGE 2019: o início de um novo ciclo?

SECTOR SOCIAL NO ORÇAMENTO DO ESTADO

Há novas tendências que marcam a diferença para o passado recente, com o exemplo mais evidente a estar no orçamento para a Agricultura, que regista um aumento de mais de 400%. Também a Saúde recebe um aumento de 93% face a 2018, revela a análise da ADRA que será apresentada a 3 de Dezembro, às 9h, no Memorial Agostinho Neto.

A colecção de análises às atribuições do Orçamento Geral de Estado (OGE) 2018-2019, um trabalho desenvolvido pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) e os seus parceiros desde 2016, disponibiliza informações sobre a tendência da atribuição das verbas para o sectores-chave da área social, tais como a Saúde, a Educação, a Protecção Social, a Água e Saneamento, o Registo de Nascimento e Justiça Juvenil, e Nutrição, Segurança Alimentar e Agricultura. Fazem ainda parte deste trabalho uma Análise sobre a Proposta do Orçamento Geral de Estado para 2019 e uma Nota sobre as atribuições aos níveis municipais.

O OGE 2019 foi o primeiro orçamento elaborado pelo actual Executivo e ficou marcado pelo envolvimento da sociedade civil que, através de diferentes processos de consulta, antes da sua submissão à Assembleia Nacional e aprovação na generalidade, foi incluída na discussão nacional de Finanças Públicas.

A Análise da Proposta do OGE para 2019 destaca, entre outros aspectos, que foram feitos importantes reforços financeiros para o sector social e também para o sector primário da economia (agricultura, mineração, pecuária, pesca e caça).

Estes reforços, como o realizado na Saúde (aumento global de 93% e investimento muito substancial em programas-chave relativos à nutrição e vacinação) e na Agricultura (aumento global de 404%) devem ser objecto de monitorização regular pela Assembleia Nacional. Tal só poderá ser assegurado através de mecanismos que acompanhem a execução do orçamento nestas áreas, analisando a eficiência do investimento público realizado e o seu impacto na melhoria das condições de vida das populações e na realização dos seus direitos. (...)

(Leia o artigo integral na edição 501 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo