Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Pagamento de direitos aduaneiros suspenso para segurar Natal

Medida terá pouco impacto nos preços, dizem os operadores

Os efeitos só vão ser sentidos dentro de alguns meses, dizem importadores que acreditam que a medida deve segurar os preços numa época em que tradicionalmente disparam. Para os especialistas, a acção é meramente política e social apesar de poder desacelerar a inflação.

A anunciada isenção do pagamento dos direitos aduaneiros sobre a importação de alguns produtos alimentares da cesta básica só deverá reflectir-se nos preços dentro de alguns meses, defendem importadores, que apontam a medida como uma forma de tentar travar o "tradicional" aumenfo dos preços dos produtos alimentares na época de natal.

Especialistas alertam que a medida é essencialmente políti- ca e social porque ão terá grande impacto nos preçoss, e terá pouco impacto na economia, apesar de poder conter o aceleramento da inflação que no me^s de Julho atingiu os 25,7 a ni"vel nacional em termos homo"logos. Em Luanda, foi mais acentuada alcanc,ado os 29,3%.

(...)

"Estamos em crer que os operadores nacionais corresponderão positivamente. O que o Executivo pretende em relação às taxas aduaneiras é isentar a sua utilização para que os operadores do mercado possam praticar preços de acordo com a realidade do país, disse na altura o ministro da Indústria e Comércio, Víctor Fernandes.

E é esta redução esperada que os importadores questionam, uma vez que a medida não tem efeitos retroactivos.

(Leia o artigo integral na edição 641 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)