Resseguradora nacional vai trazer benefícios ao sector
Poupança de divisas e fixação em Angola de fluxos financeiros que hoje são exportados, são as principais vantagens.
Quanto à importância da criação da resseguradora nacional, os operadores foram unânimes em afirmar que é uma instituição que vai permitir a retenção de algumas divisas no País, embora não vá resolver todos os problemas cambiais. A criação da resseguradoras nacional está a ser dirigido pelas seguradoras, Ensa Seguros, Nossa Seguros, Sanlam, Fidelidade, Bic e Fortaleza Seguros,
Alexandre Carreira sublinhou que é uma excelente ideia a criação da resseguradora, mas deve-se balizar as expectativas, porque a instituição ainda terá de fazer um caminho gradual, pelo facto de começar pequena, não vai resolver todos os problemas, embora a expectativa seja reduzir o consumo de divisas e deixar mais valias financeiras no País.
"É uma excelente ideia, esse é o caminho, e está muito relacionado com que disse durante o evento em termos de um sector forte para exportar serviço. Mas se estamos a pensar que esta instituição vai reduzir o consumo de divisas estamos enganados, porque isso não vai ajudar muito no início, mas temos que dar tempo para a resseguradora possa ganhar capacidade".
Leia o artigo integral na edição 801 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Novembro de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)