Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Dívida garantida por petróleo cai 13,0 mil milhões USD desde 2017

DIMINUIU 56% DESDE 2017 PARA 10,2 MIL MILHÕES USD

A dívida angolana colaterizada por petróleo vale hoje apenas 21,2% do total da dívida pública externa do País, que no final do I semestre de 2024 era de 47,9 mil milhões USD, o que compara com os 53% que valia em 2017. Brasil e Israel saíram desta lista, onde que só ficaram bancos chineses.

A dívida angolana garantida com petróleo baixou 56% entre o pico de 2017 e Setembro de 2024, ao passar de 23,2 mil milhões USD para 10,2 mil milhões, equivalente a menos 13,0 mil milhões USD, de acordo com cálculos do Expansão com base em dados do Ministério das Finanças. Só a dívida garantida à China diminuiu 9,2 mil milhões USD nestes sete anos.

Este mecanismo do petróleo como colateral exigido por alguns países e instituições para emprestar dinheiro a países em desenvolvimento e com riquezas naturais, onde a estabilidade fiscal e a capacidade de pagamento podem ser menos previsíveis, é uma forma de reduzir os riscos de incumprimento, mas acaba por funcionar como um "garrote" ao desenvolvimento económico desses países já que lhes diminui a capacidade de gestão das suas tesourarias.

Historicamente, a dívida garantida de Angola tem como principais beneficiários dois bancos chineses, um banco de desenvolvimento brasileiro e um grupo israelita com ligações ao grupo Mitrelli, que tem feito de tudo um pouco em Angola à conta de contratos por ajuste directo, que vão desde a construção de centralidades até barragens.

Em 2010, a dívida colaterizada com petróleo era de apenas 4,7 mil milhões USD e foi subindo até aos 9,9 mil milhões em 2015. Mas em 2016 a dívida angolana garantida por petróleo mais do que duplicou devido a um empréstimo de 10 mil milhões USD que o Governo angolano solicitou ao Banco de Desenvolvimento da China (BDC) para "safar" a Sonangol. Naquele ano, a dívida global à China e instituições chinesas passou a ser de 21,7 mil milhões USD, em que 76% desse valor (16,4 mil milhões) estava garantido por petróleo.

Leia o artigo integral na edição 798 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Outubro de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo