Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Crédito ao sector privado afunda 65% para 8 mil milhões USD em dez anos

Apesar de ter subido em kwanzas

Ciclo recessivo, menor actividade económica e dificuldades administrativas impostas às importações causam queda abrupta da concessão de crédito ao sector. Sectores mais financiados não são do sector primário da economia

Apesar do valor nominal do crédito atribuído em Kwanzas ter aumentado bastante nos últimos dez anos, de quase 2,2 biliões (no final de 2011) para 4,8 biliões em Setembro de 2021, a conversão destes indicadores estatísticos para dólares norte-americanos demonstra uma imagem mais fiel à realidade do País, sobretudo depois da crise do petróleo e da forte desvalorização da moeda nacional.

Em 2011, os referidos 2,2 biliões Kz valiam 22,6 mil milhões USD mas, quase uma década depois, apesar de mais do que duplicar para 4,8 biliões Kz, estes representam apenas 8 mil milhões USD, cálculos do Expansão com base nos dados publicados, no dia 25 de Outubro, pelo Banco Nacional de Angola (BNA) no relatório sobre "Créditos por Sectores de Actividade".

As consequências para uma economia que ainda depende, em larga medida, de importações são profundas: menos disponibilidade de produtos no mercado interno, menor concorrência e menos capacidade das empresas e famílias investirem em novos projectos.

(Leia o artigo integral na edição 650 do Expansão, de quarta-feira, dia 10 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)