Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Entreposto aduaneiro faz crescer o negócio da madeira na capital

PEQUENOS EMPREENDEDORES USANDO MADEIRA

A proximidade ao entreposto, que está instalado no Icolo e Bengo, impulsionou abertura e crescimento de pequenas carpintarias em Luanda. A oferta, que começa nos mercados informais, passa por pequenas lojas e estende-se às empresas que decoram festas. Os clientes mostram-se satisfeitos.

Eduardo Simão e Costa Júnior são proprietários de uma carpintaria que nasceu, primeiro, do curso de serralharia onde foram colegas, em 2015. Em segundo, por notarem maior apetência das pessoas pela compra de produtos de madeira. Apesar de cada um deles ter o seu emprego, Eduardo e Costa decidiram desenvolver a empresa que hoje emprega sete pessoas e que é responsável por realizar o "sonho" dos clientes, mesmo na sua ausência. "Temos uma equipa sólida que nos permite desenvolver outras actividades", explicou.

A carpintaria está localizada na rua Olímpio Macuéria, vulgo estrada Nova do Palanca. Devido ao movimento da zona, todos os dias recebem um pedido novo para uma peça de madeira." Há sempre um cliente novo ou antigo a solicitar o nosso trabalho", confirma Eduardo. A dupla faz, desde jogos de mesas com cadeiras, sofás de paletes, prateleiras, estantes para a sala, nichos decorativos, camas, armários de cozinha entre outras peças. Os clientes, vendo a diversidade de trabalhos, acabam por encomendar mais do que uma peça de cada vez.

Mas não são os únicos. Pedro Tomás é outro carpinteiro que decidiu aproveitar a profissão em que se especializou, numa fase em que cresce o número de clientes, um pouco em observância da tendência mundial, pois hoje "celebra-se" o rústico. "A nossa missão é fazer o que os clientes querem. É rústico? Fazemos", disse num tom irónico de quem sabe aproveitar as tendências. Ao contrário da dupla anterior, Pedro estava em situação de desemprego e não pensou duas vezes para se desafiar e dar vida aos desejos dos compradores, que são maioritariamente decoradores de festas. "Faço muitos kits para festas", reforçou.

Os utilizadores do estilo rústico fundamentam a escolha da tendência pela diferença face ao moderno que hoje se utiliza. "Dá um outro aspecto à casa, fica muito bonito", disse Faustina Simões, cliente assídua de Pedro. Também Ernesto Sayovo, que é decorador de festas, diz que precisa de ter sempre uma peça decorativa nova para atrair a atenção das pessoas que procuram os seus serviços. "As pessoas solicitam muito a decoração com madeira, sendo que para nós é fundamental ir ao encontro do que nos pedem para podermos fazer crescer o negócio", acrescentou.

(Leia o artigo integral na edição 691 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Setembrode 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)