Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Exportações de madeira serrada caíram 58% para 33,4 mil metros cúbicos

Novas regras de exportação de madeira

As novas regras introduzidas na exploração e exportação de madeira fizeram caíram os indicadores, mas o MINAGRIP diz que está a organizar a actividade e os operadores falam de dias difíceis para as empresas.

As exportações de madeira serrada em Angola caíram 58% para 33,4 mil metros cúbicos (m3) nos últimos dois anos, indicam os dados do Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP).

A quebra é justificada com a introdução de novas regras na exportação e produção da madeira em Angola, em 2018.

A exploração de madeira em toro também registou um tombo de 65% para os 43,4 mil m3, entre 2019/2020, enquanto a produção de madeira serrada caiu 58%, para 32,8 mil m3.

No entanto, os operadores do sector sentem-se agastados e dizem mesmo que a produção de madeira, deste ano, poderá atingir os níveis mais baixos dos últimos seis anos. Em causa está a falta de licenças que autorizam os madeireiros a participar na campanha florestal 2021 que, legalmente, se iniciou em Maio e que termina em Outubro.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)