Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Exportações de madeira serrada caíram 58% para 33,4 mil metros cúbicos

Novas regras de exportação de madeira

As novas regras introduzidas na exploração e exportação de madeira fizeram caíram os indicadores, mas o MINAGRIP diz que está a organizar a actividade e os operadores falam de dias difíceis para as empresas.

As exportações de madeira serrada em Angola caíram 58% para 33,4 mil metros cúbicos (m3) nos últimos dois anos, indicam os dados do Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP).

A quebra é justificada com a introdução de novas regras na exportação e produção da madeira em Angola, em 2018.

A exploração de madeira em toro também registou um tombo de 65% para os 43,4 mil m3, entre 2019/2020, enquanto a produção de madeira serrada caiu 58%, para 32,8 mil m3.

No entanto, os operadores do sector sentem-se agastados e dizem mesmo que a produção de madeira, deste ano, poderá atingir os níveis mais baixos dos últimos seis anos. Em causa está a falta de licenças que autorizam os madeireiros a participar na campanha florestal 2021 que, legalmente, se iniciou em Maio e que termina em Outubro.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo