Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

OPEP revê em alta procura mundial de petróleo

Petróleo

OPEP+ prevê aumentar a oferta em 400.000 barris/dia

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu ligeiramente em alta a procura mundial para este ano e para 2022. No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, publicado esta semana, a OPEP actualizou a estimativa da procura para 27,8 e 28,8 milhões de barris por dia em 2021 e 2022 respectivamente, mais 100.000 do que o calculado em Setembro. A organização continuará a abrir as torneiras, mas de forma moderada e gradual, como acordado com Rússia e outros aliados.

O actual pacto da aliança OPEP+ prevê aumentar a oferta em 400.000 barris por dia por mês até Setembro de 2022, e o relatório dá a entender que esta política irá continuar.

"Enquanto os mercados petrolíferos continuam a emergir da pandemia da Covid-19", a OPEP+ continuará a "monitorizar" o mercado, afirma a OPEP depois de enumerar vários factores de incerteza "com riscos de queda" do consumo e dos preços do petróleo bruto em 2022.

"Olhando para o futuro, apesar das expectativas de uma recuperação sazonal na procura de petróleo para aquecimento, bem como de uma possível mudança do gás natural para combustíveis líquidos, espera-se que os mercados de produtos (petrolíferos) sofram alguma fraqueza durante o próximo inverno", diz a OPEP.

Isto seria causado por "um maior rendimento das refinarias, que resultará num amplo abastecimento", acrescenta.

Quanto à procura mundial total de petróleo, espera-se que este ano atinja uma média de 96,6 milhões de barris por dia, mais 5,96 milhões de barris por dia que em 2020 e menos 140.000 biliões de barris por dia do que o estimado há um mês.

A revisão em baixa deve-se ao aos primeiros nove meses que foram "inferiores ao esperado", dizem os peritos da organização, que esperam a recuperação do consumo de petróleo em 2022, com um aumento anual de 4,15 milhões de barris por dia, para uma média de 100,8 milhões de barris por dia.