Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Etu Energia prevê uma produção diária de 25 mil barris de petróleo até o final de 2024

Aponta PCA

O Presidente do conselho de administração da Etu Energia, Edson dos Santos, afirmou, esta sexta-feira, que a petrolífera angolana prevê, até ao final deste ano, uma produção média diária na ordem dos 25 mil barris, face aos 13 mil barris/dia produzidos em 2023.

"Da nossa quota-parte, produzimos 13 mil barris/dia em 2023 e esperamos um aumento para 25 mil barris para este ano", afirmou Edson dos Santos durante o "café com jornalistas" realizado na sexta-feira, 12, no Soyo, na província do Zaire.

Assim, segundo o responsável, o crescimento deve-se ao aumento da produtividade da equipa e "das aquisições novas que a Etu Energias tem feito".

Recordar que recentemente, a Etu Energias, concluiu, o acordo com a Galp para a aquisição indirecta da participação de 5% no bloco 32, 9% no bloco 14 e 4,5% no Bloco 14K no offshore de Angola. A conclusão deste negócio representa a materialização do acordo de compra e venda entre as subsidiárias da GALP Energia e da Etu Energias anunciado a 10 de fevereiro de 2023, segundo um comunicado enviado à redacção do Expansão.

A transação foi totalmente aprovada pelas autoridades competentes angolanas. O financiamento do negócio foi assegurado por um consórcio liderado pelo banco African Export-Import Bank (AFREXIMBANK), que inclui a Shell Western Supply and Trading LTD, o banco BAI e o BFA.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo