Negociações em mercado secundário atingem 291,9 mil milhões, o novo record da BODIVA
A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) anunciou o registo de um novo recorde de montante negociado no mercado secundário, que totalizou 291,9 mil milhões Kz numa única sessão, o que representa um aumento de 133,7% face ao anterior recorde, registado em 2022 com o montante de 124,8 mil milhões Kz. Trata-se, essencialmente, de títulos de dívida pública que representaram 99,9% das transacções.
A transacção envolveu operações realizadas nos diversos mercados sob gestão da BODIVA, mas foram, essencialmente, títulos de dívida pública num montante de 254,4 mil milhões Kz, que representam 99,9% do total negociado naquela sessão.
Assim, o Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários (ambiente bilateral), que isoladamente movimentou kz 254,6 mil milhões kz foi espaço onde se movimentou mais títulos, enquanto os restantes 3,5 foram movimentados em ambiente multilateral.
Já o Mercado de Operações de Reporte movimentou cerca de 33,6 mil milhões Kz, ao passo que o mercado de Acções registou apenas 200 milhões Kz.
"Este desempenho reflecte a consolidação do mercado de capitais nacional e a estabilização dos serviços disponibilizados aos intervenientes do mercado e a crescente confiança dos investidores nos mercados geridos pela BODIVA", informa a instituição em comunicado.