Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Standard Bank Angola prevê receitas de 12,8 mil milhões Kz este ano

Banca

Em termos de balanço, a instituição, que possui um capital social de 9,8 mil milhões Kz, cresceu já mais de 100% face ao ano anterior, para cerca de 127 mil milhões Kz.

O Standard Bank Angola espera, até ao final de 2013, registar um crescimento de 75% nas receitas, para 12,8 mil milhões Kz, face a 2012, alturam em que se cifraram nos 7,3 mil milhões Kz, de acordo com o seu presidente da comissão executiva, Pedro Pinto Coelho, que falava em conferência de imprensa promovida, recentemente, pela Câmara de Comércio e Indústria África do Sul-Angola.

Entretanto, no evento que visou abordar a parceria estratégica entre Angola e a África do Sul, Pedro Pinto Coelho não entrou em pormenores sobre os factores que poderão influenciar tão elevado incremento nas receitas, mas tudo indica que a implementação do Novo Regime Cambial para o Sector Petrolífero esteja entre os impulsionadores do crescimento previsto.

"O crescimento em termos de receitas e activos tem sido bastante significativo. No primeiro ano de actividade atingimos 21 milhões USD de receitas, duplicámos isto no segundo ano e esperamos fechar o terceiro ano com um aumento de 75%, em relação ao ano passado, que foi de aproximadamente 75 milhões USD", indicou o CEO do banco.

Em termos de balanço, prosseguiu o bancário, em relação ao ano passado, o Standard Bank Angola, com um capital social de 100 milhões USD (9,8 mil milhões Kz), cresceu já mais de 100%, totalizando neste momento 1,3 mil milhões USD (cerca de 127 mil milhões Kz). Para 2014 está previsto o aumento do capital social, "em função do desafio de se ter o crescimento do banco de forma acelerada", porém, não quantificado.

"O Standard Bank Angola, fazendo parte de um grupo que tem presença forte em África e que aposta cada vez mais em África, está em Angola para ficar, tendo como ambição e objectivo crescer com a economia angolana e ser uma referência no sector financeiro, apoiando as diversas empresas, não só sul-africanas como angolanas", referiu.

Presente no País há cinco anos, sendo que nos dois primeiros como escritório de representação, o Standard Bank Angola vem crescendo como o tempo. O que era um escritório de representação com seis colaboradores evoluiu para um banco que cerca de um ano depois do início de actividades tinha já seis balcões e à volta de 160 colaboradores. No final de 2012 contava com 20 balcões e 370 colaboradores e espera acabar 2013 com 27 balcões e 470 colaboradores. Neste momento a instituição conta com 26 balcões no País.

A instituição está associada ao grupo Standard Bank, com mais de 150 anos de história, e é subsidiária do Standard Bank da África do Sul, tido como a maior instituição financeira de África, com mais 400 mil milhões USD de activos e mais 20 mil milhões USD de capitalização bolsista.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo