Filipinos e chineses na 'pole position' para a gestão do Porto do Lobito. Vencedor será anunciado em Dezembro
Após formalização do processo, a empresa filipina Internacional Container Terminal Services, Inc. (ICTSI) entra na luta com consórcio chinês CITIC Construction/Shandong Port Group (SPG) para gestão do Terminal Polivalente do Porto do Lobito, por um período de 20 anos
Após a apresentação da declaração de aceitação do caderno de encargos, esta quarta-feira, a empresa filipina International Container Terminal Services, Inc. (ICTSI) entra em definitivo na luta com o consócio chinês CITIC Construction/Shandong Port Group (SPG) para a gestão e exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral, do Porto Comercial do Lobito, por um período de 20 anos.
A ICTSI deu entrada via email da declaração de aceitação do caderno de encargos, factor que condicionou, na semana passada, a sua candidatura ao concurso público, garantiu ao Expansão fonte do Ministério dos Transportes ligado ao processo.
Recorda-se que no dia da abertura das propostas (1 de Outubro) os representantes da empresa filipina pediram cinco dias para apresentar a declaração de aceitação do caderno de encargos.
Entretanto, a comissão tem um período de aproximadamente três meses para analisar as propostas e anunciar o vencedor, caso não haja algum expediente que os obrigue a estender o prazo, mas se tudo correr normalmente, em Dezembro ficar-se-á a saber quem é o vencedor deste concurso público internacional para a gestão de uma infra-estrutura, parte integrante do chamado Corredor do Lobito.
Apesar de ter apresentado a proposta ao concurso, que teve o seu início em Maio deste ano e que terminou a 30 de Setembro, a empresa francesa Bolloré Logistics foi excluída por não prever o pagamento o montante mínimo de retribuição da concessão, de 80 milhões USD, previstos nos termos do caderno de encargos, um dos requisitos exigidos pela entidade contratante.
O Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto Comercial do Lobito tem uma área total de 241.540,94 m2, um cais acostável de 1.199 metros linear e capacidade para movimentar mais de 600 mil toneladas de carga não contentorizada e 250 mil TEUs por ano.
O concurso público foi dirigido a empresas ou associações de empresas estrangeiras com comprovada experiência na actividade de gestão e exploração de terminais portuários e que reúnem os requisitos exigidos no regulamento do referido concurso.