Mota-Engil paga 5% em emissão de obrigações "verdes" no valor de 50 milhões de euros
A operação vai para a praça pública na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro. E até às 15h00 de 11 de Outubro os interessados poderão subscrever
A construtora portuguesa Mota-Engil pretende angariar até 50 milhões de euros em obrigações a cinco anos ligadas à sustentabilidade, emitindo 200.000 títulos com um valor unitário de 250 euros, prospeto divulgado pela Comissão de Mercado e Valores Mobiliários de Portugal.
A operação será realizada através de uma oferta de subscrição e de uma oferta de troca, esta última tendo por base as obrigações de um empréstimo obrigacionista que vence este ano. A operação vai para a praça pública na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro. E até às 15h00 de 11 de Outubro os interessados poderão subscrever, revogar ou alterar a ordem, que se tornará irrevogável a partir desse momento. Pelo meio, até dia 9, a Mota-Engil poderá aumentar a oferta caso a procura se revele robusta.
De acordo com o comunicado o valor nominal global inicial de até 50 milhões de euros, poderá ser aumentado, por opção do emitente e oferente, mediante publicação de adenda ao prospecto aprovada pela CMVM e divulgada até ao dia 09 de Outubro de 2024, inclusive, a emitir pela Mota-Engil em 16 de Outubro de 2024 com data de reembolso em 16 de Outubro de 2029, terão uma taxa de juro fixa bruta de 5%, refere a empresa. O valor mínimo de subscrição é de 2.500 euros.
Assim, a operação de financiamento servirá para "obter fundos para dar continuidade à sua expansão internacional, bem como prosseguir a estratégia de alargamento de maturidade da sua dívida" e ainda refinanciar a dívida, segundo adianta a construtora no prospeto. A Mota-Engil espera financiar-se em cerca de 47,9 milhões de euros com esta emissão, isto depois de contabilizadas as despesas com a montagem da operação, publicação e regulador.
Na última emissão, realizada em Dezembro de 2023, destinada a investidores institucionais, a Mota-Engil levantou 50 milhões de euros através de títulos ligados à sustentabilidade com valor nominal de 1.000 euros e maturidade em 2028. Na conclusão da oferta, que também incluía uma opção de troca por emissões anteriores, o cupão não foi divulgado.