Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Para comprar acções do Caixa Angola é obrigatório ter uma conta custódia no banco

OPERAÇÃO PÚBLICA DE VENDA TERMINA A 16 DE SETEMBRO

Esta condição resulta do acordo entre a Sonangol e os restantes accionistas, que tinham direito de preferência nesta operação. O objectivo é capitalizar a instituição com mais valias que irão reflectir-se na distribuição de lucros deste ano.

A obrigação de ter uma conta de custódia e conta de depósito à ordem no Banco Caixa Angola (BCGA) para comprar as acções que a Sonangol está a alienar ao público em geral limita a compra a clientes do banco. A conta de custódia ou conta CEVAMA é uma conta de registo individualizado que serve para "depositar" os valores mobiliários (acções, títulos de dívida, unidades de participação, e obrigações corporativas compradas na bolsa de valores) e que estão na carteira (posse) de cada investidor.

Começou na segunda- -feira e termina no dia 16 de Setembro o prazo para candidatar-se a compra das 1.600.000 acções da Sonangol no Banco Caixa Angola (BCGA) destinadas ao público em geral. As principais condições para a compra das acções que a Sonangol está a vender no Caixa Angola é que o candidato a accionista tenha conta de depósito à ordem e conta custódia no banco.

Alguns investidores interessados na compra das acções revelaram ao Expansão que a abertura da conta custódia está a demorar entre 24 horas para quem já tenha conta de depósito à ordem no Banco e até 72 horas para novos clientes. As acções do BCGA estão a ser comercializadas num intervalo entre 4.250 Kz e 5.000 Kz e cada cidadão pode comprar um mínimo de 25 acções ou um máximo de 200.000 acções. As acções à venda são ordinárias e garantem a quem as comprar os mesmos direitos que os outros accionistas do banco, sendo o principal e mais cobiçado direito a receber uma fatia dos dividendos que o banco distribui anualmente aos seus accionistas, normalmente entre finais de Abril e início de Maio.

No entanto, para ter direito de voto nas assembleias gerais do banco são necessárias mil acções. Em termos práticos, caso o preço final da oferta sejam 5.000 Kz, e não haja rateio, o investidor que comprar o mínimo de acções disponíveis 25, deverá investir 125.000 Kz. Ao mesmo preço, caso pretenda comprar 1.000 acções, terá de investir 5 milhões Kz. E para comprar o valor máximo, 200.000 acções, deverá investir e ter na sua conta bancária 1.000 milhões Kz. As acções pertencem à classe de activos financeiros de renda variável, o que significa que não é possível prever exactamente quanto vai receber em dividendos no ano seguinte.

Entretanto com base no histórico de distribuição de dividendos do banco dos últimos 5 anos é possível ter uma perspectiva de vários cenários possíveis. Sendo as acções um activo de alto risco e alto retorno, quanto maior o risco, maior o retorno. Na apresentação feita pelo banco aos investidores que se pode encontra no site do BCGA explica-se que o maior valor de dividendo pago pelo banco por cada acção referente ao exercício do ano passado foi de 983 Kz. O menor dividendo pago por cada acção foi pago no final do exercício de 2018, no valor de 575 Kz.

(Leia o artigo integral na edição 691 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Setembrode 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo