Tecnologia 5G chega a casa dos angolanos pela operadora Unitel, mas só em Luanda
Serviço da tecnologia mais rápida já está disponível em alguns pontos da capital. Os interessados devem informar-se se a sua zona é ou não elegível para aderir à nova tecnologia, oferecida em planos semanais e mensais.
A Unitel procedeu ao lançamento da primeira rede comercial da tecnologia 5G em Angola, denominada NetCasa 5G, com a possibilidade de o consumidor aderir a planos semanais e mensais, com velocidades que variam de 10 megabits por segundo a 200 e preços que vão dos 4 mil Kz aos 125 mil Kz. Mas, no início, o serviço só está disponível na capital do País e só em determinadas zonas, que estão elegíveis para utilização deste serviço, sobretudo a baixa da cidade, devido a questões tecnológicas.
A tecnologia 5G já pode ser conectada por fibra óptica e outras por rede sem fio, isto em função da localização da residência do cliente. O objectivo, conforme a directora de negócios para o consumidor da Unitel, Lorena Fernandes, é que a expansão da cobertura a outras zonas de Luanda e outras províncias venha a acontecer a partir de 2023, tendo já sido identificadas mais três províncias para a expansão do serviço, cujos nomes não indicou.
E como saber se a sua zona tem cobertura 5G? Basta ir ao site da Unitel e vai encontrar um mapa para consulta. O cliente tem outras alternativas, segundo Lorena Fernandes. Pode dirigir-se a uma loja ou mesmo aproveitar os colaboradores que vão vender o serviço porta-a-porta. Neste contacto, os interessados poderão pagar pelo serviço e agendar a instalação do equipamento de acesso ao 5G, que se apresenta grátis.
Os preços dos planos semanais variam de 4 a 32 mil Kz, enquanto que os mensais vão de 15 a 125 mil Kz, todos com a possibilidade de acoplar números de telemóveis, cada plano com o seu limite, a conta residencial e ter alguns benefícios. Ou seja, na verdade, o que vai acontecer é que os números incluídos à conta NetCasa 5G têm direito ao desconto de 50% em determinados carregamentos de planos de internet, que po[1]dem ser usados fora de casa. "Não é utilização de internet fora de casa. Imagina que vai poder carregar um plano Mais de 7 dias, tem 50% de desconto, por estar acoplado a uma conta residencial", explicou Lorena Fernandes.
A meta da operadora de telecomunicações é chegar às 400 mil casas conectadas no primeiro ano de actividade, segundo Lorena Fernandes. A responsável da área de negócios para o consumidor disse não ser possível indicar o investimento real em torno deste serviço, pois tem sido continuo. Lorena Fernandes disse que a operadora teve de investir em sites 5G, em vários sistemas para verificar a elegibilidade da morada do cliente, para perceber se tem cobertura ou não, verificar a potência em casa do cliente, possibilitar que os colaboradores porta-a-porta possam chegar ao cliente para realizar a venda em tempo real. "Houve uma série de investimentos que tivemos de realizar para que pudéssemos estar a lançar o serviço", referiu.
O processo que culminou com o lançamento da NetCasa 5G teve início em Dezembro de 2021, quando foi realizada a primeira chamada para a rede, numa parceria entre a Unitel e a multinacional Ericsson, que anunciaram a conclusão com sucesso da primeira chamada de dados 5G em Angola, utilizando um espectro de banda média alocado de 3,5 GHz. O processo não está completo. Continuam a ser realizados trabalhos com outros parceiros para explorar e melhorar todo potencial da tecnologia 5G, com o objectivo de elevar as experiências dos clientes da operadora, ao mesmo tempo que se destaca as possibilidades de aplicações da Indústria 4.0 no País.