Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

Autoridade da Concorrência "aprova" aquisição da construtora Sacyr Somague pela Griner Engenharia

ARC diz que operação não cria entraves significativos à concorrência efectiva

A Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) decidiu não se opor à operação de concentração de empresas entre a Griner Engenharia e a sucursal em Angola da construtora Sacyr Somague.

Numa decisão de 28 de Janeiro, a ARC considerou que a aquisição da Sacyr Somague pela construtora detida a 100% pelo Banco Angolano de Investimento (BAI), a Griner Engenharia, não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva, dentro dos mercados relevantes identificados.

Em Outubro do ano passado, a construtora espanhola Sacyr anunciou que vendeu as três filiais que operam em Angola, Moçambique e Cabo Verde, por 33 milhões de euros, excluindo a dívida, ao grupo Griner Engenharia, justificando que esta operação se enquadra numa estratégia para reduzir o risco de construção em mercados não estratégicos e colocar o foco da sua actividade no negócio de concessões nos seus mercados de referência". A espanhola Sacyr entrou na actividade da construção no mercado africano, em geral, e lusófono em particular, pela mão da sua filial portuguesa, a Sacyr Somague, que tem vários projectos importantes nos três países em termos de obras públicas, como portos, auto-estradas e hospitais, e também de construções residenciais e instalações desportivas.

Uma das últimas obras em que a Sacyr Somague esteve envolvida em Angola foi a da requalificação da vila e do Santuário de Nossa Senhora da Muxima, a 128 quilómetros da capital, uma empreitada de 115 milhões de euros que realizou em parceria com a Griner.

(Leia o artigo integral na edição 612 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Fevereiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo