Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

BAI, BKI, SCBA, BIC e BCGA têm os euros e dólares mais baratos

MERCADO CAMBIAL

Por outro lado, o BNI, o BCI e o banco Sol são os campeões dos preços altos, já que vendiam os dólares a valores 7% acima da taxa de câmbio média do BNA.

Cinco bancos comerciais fecharam na quarta-feira, dia 26, a vender os dólares e os euros a taxas de câmbio mais baixas do mercado entre os 26 players que operam no sistema bancário angolano.

Tratam-se dos bancos Angolano de Investimento (BAI), BIC, Caixa Angola (BCGA), Kwanza Invest (BKI), e o Standard Chartered Bank Angola (SCBA). Todos fecharam a despachar o dólar a uma taxa de câmbio de 507,9 Kz(ver gráfico).

Assim como nos dólares, sucedeu mais ou menos o mesmo quadro com o euro. Quatro dos cinco bancos venderam a moeda europeia ao mesmo preço de 548,4 Kz. O Caixa Angola foi a excepção, já que estava a pedir 548,3 Kz por euro.

Fonte da administração do BAI justifica a coincidência nas taxas de câmbio nos operadores, quer para o dólar, quer para o euro, com a aplicação dos mesmos "spreads" na definição das taxas.

Pelas contas deste quadro sénior do BAI, face à taxa do BNA, e para obterem o valor de 507,9 KZ, os cinco bancos terão utilizados um spread à volta de 1,2%, o que, na opinião da fonte, "é bom para os clientes". "Esses bancos estão todos a usar o mesmo "spread" sobre o câmbio de venda do BNA. O cálculo que fiz, face ao câmbio de venda do BNA, dá um spread de 1,2%. Os bancos estão a usar um "spread" abaixo do limite anterior de 2% definido pelo BNA,", explica. (...)


(Leia o artigo integral na edição 563 do Expansão, de sexta-feira, dia 28 de Fevereiro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo