Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Departamento de Lealdade

Em análise

Em Gestão de Recursos Humanos reconhecemos a lealdade como a segunda maior necessidade, seguida do amor, para o melhor estilo de gestão laboral. A origem etimológica da palavra lealdade remete-nos ao conceito de lei que indica a necessidade humana de cumprir as suas obrigações demonstrando a rectidão, honra e decência.

No século passado, o cão Hachiko foi adoptado por um professor japonês que o acarinhou e o amou. Ambos criaram a rotina de diariamente o cão fiel acompanhar e buscar o dono à estação de comboios de Shibuya, perto de casa.

Após a morte do dono, Hachiko continuou com a mesma rotina diária de caminhar até a estação de comboios e aguardar pela chegada do seu dono entre os milhares de passageiros que dali saiam, ainda que soubesse que este não iria chegar. Ano após ano, Hachiko assim o fez, caindo nas graças de todos os vendedores e visitantes daquela estação, tornando-o famoso naquela altura, até que faleceu. Hoje é conhecido como o símbolo da lealdade na província japonesa.

Em Gestão de Recursos Humanos reconhecemos esta lealdade como a segunda maior necessidade, seguida do amor, para o melhor estilo de gestão laboral. A origem etimológica da palavra lealdade remete-nos ao conceito de lei que indica a necessidade humana de cumprir as suas obrigações, demonstrando a rectidão, honra e decência. Neste pressuposto, o RH com Amor ensaia a palavra lealdade na rotina das suas acções honrosas com cunho de desenvolvimento humano no ambiente laboral.

Em RH, Lealdade não é sobre quem aparece num momento de alegria, é sim, sobre quem não solta a mão depois que segura. Assim, cada colaborador que passa pelo departamento de lealdade tem um acompanhamento aproximado e estratégico para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Ao longo dos anos, o valor da lealdade tem perdido expressão no mercado de trabalho por razão do afiado e competitivo mundo globalizado, onde o currículo com várias páginas demonstra que o candidato obteve experiências diversificadas. Enquanto anteriormente, encontrava-se maior valor aos colaboradores que durante vários anos progrediram na sua carreira dentro de uma única instituição. Hoje os colaboradores estão mais exigentes e conscientes das oportunidades que mercado apresenta, das progressões de carreira mais velozes, dos subsídios e alternativas financeiras que podem adquirir, pelo que hodiernamente a palavra lealdade, para muitos é apenas uma palavra e nunca um estilo de vida.

*Gestora de recursos humanos e professora universitária

(Leia o artigo integral na edição 587 do Expansão, de sexta-feira, dia 14 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo