Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Líder, tens voz?

CAPITAL HUMANO

Somos todos diferentes e, como tal, as prioridades e o que nos motiva é diferente. És tu o/a líder, primeiro da tua vida, depois dentro da tua organização. Só é possível ter voz quando aprendes a empatia, a compreender os outros, a ter clareza para onde vais e para que vais; a compreender a cultura da tua organização, a dar a tua opinião, a aprender com os erros, a celebrar as vitórias.

Habitualmente, em funções de liderança é expectável que sejas o "portador" da razão e, consequentemente, da "Voz"!

Voz esta que poderá representar as dores das tuas pessoas, equipas, pares, comunidades, organização, ou simplesmente as tuas dores enquanto pessoa e líder. Ou podem trazer a voz da celebração e do sucesso.

Mas nem todos são capazes de a utilizar para ter na sua liderança o sucesso desejado. Que resultados é que pretendes alcançar quando usas a tua voz enquanto líder?

De que forma consegues fazê- -lo? Sabes para onde vais? A tua organização comunica claramente os objectivos que deves granjear? De que forma achas que podes contribuir para a sua concretização? E já te perguntaste "Para quê"? Para que queres ter voz?

Poderás responder com honestidade a ti próprio/a... Não quero ter voz! Não sei qual a minha voz! Quero ter voz! Eu tenho voz!

Seja qual tenha sido a tua resposta, quero apenas reforçar. A tua voz é absolutamente importante, não quero que penses nesta frase como um cliché, mas sente-a!

O que significa no teu dia-a- -dia ter voz?

Por exemplo poderá significar:

¦ Que em contexto familiar - os teus pais, os teus filhos, o teu cônjuge, os teus mais velhos, respeitam as tuas opiniões, sugestões e não estejam constantemente a dizer-te que não é possível, ou que não podes / deves tomar determinada decisão. Reconhecem e valorizam- -te pela pessoa que és. Como estás a passar de forma consciente e clara a tua mensagem?

Que em contexto conjugal - o teu / a tua companheiro/a partilha, discute e reflicta contigo as pequenas e as grandes decisões que fazem parte do dia-a-dia de um casal, que se apoiem mutuamente quando precisam e suportem um ao outro sempre que necessário;

Que em contexto profissional - que tenhas o espaço (e se não tiveres cria-o), para dares as tuas opiniões, sugestões e que não te sintas intimidado pelos olhares dos pares ou da hierarquia, são apenas seres humanos e, como tal, têm também as suas limitações, necessidades e podem ser teus aliados se a cooperação e confiança mútua existir;

Com as tuas equipas, uma regra de ouro, a confiança, estar presente quando precisam de ti e quando achas que não precisam, orientando e valorizando as suas competências.

O importante é que encontres de que forma gostarias e queres que a tua voz seja ouvida. Por que é que isso é importante para ti?

Quando tiveres essa resposta clara e honesta, então a etapa seguinte é compreenderes como podes elevar a tua voz, como podes fazer eco das tuas ideias, pensamentos, decisões?

Sim, eu sei que o momento de agir pode ser o mais difícil, por isso pequenos passos é o caminho ideal e desejado. E, neste processo, não precisas de estar sozinho/a!

Pede apoio aos que te rodeiam e que podem dar-te feedback para veres os teus pontos ocultos.

Recorre ao apoio de especialistas, de um coach, de um mentor, de um tutor, todos podem ter um papel importante para que cries a confiança necessária dentro de ti, para que possamos ouvir "alto" a tua voz!

Como líder que és, terás sempre os olhares expectantes de todos a aguardar a tua decisão, seja ela boa ou má o mais importante é que seja consciente, erros todos cometemos e se aprenderes com ele encontrarás também a generosidade e a coragem de ser "normal", porque a perfeição, esse estilo de liderança, não existe.

Só é possível ter voz quando aprendes a empatia, a compreender os outros, a ter clareza para onde vais e para que vais; a compreender a cultura da tua organização, a dar a tua opinião, a aprender com os erros, a celebrar as vitórias, a ter propósito.

Leia o artigo integral na edição 744 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Setembro de 2023, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)