Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Abdulrazak Gurnah é o tanzaniano que venceu o Prémio Nobel da Literatura em 2021

Prémio Nobel da Literatura 2021 é de 1,14 milhões de dólares

A Academia sueca anunciou esta terça-feira que o Prémio Nobel da Literatura foi ganho pelo tanzaniano a viver no Reino Unido, onde chegou como refugiado na década de 1960. Tem 76 anos, como primeira língua o suaíli e como língua literária o inglês, com 10 romances publicados. Há cerca de duas décadas que um africano não ganhava o Prémio Nobel da Literatura. Wole Soyinka, da Nigéria, em 1986, Naguin Mahfouz do Egipto, em 1988, e da África do Sul, Nadine Gordiner em 1991 e J.M. Coetzee em 2003.

"By the Sea", "Desertion", "Paradise" ou "Memory of Departure" são algumas das suas obras e com elas esteve na lista para a atribuição de outros prémios, como Booker Prize ou o Whitbread Prize.

"A dedicação de Gurnahà verdade e a sua aversão à simplificação são impressionantes", disse a Academia sueca em comunicado, que ainda acrescentou que as suas obras "abrem o nosso olhar para uma África Oriental culturalmente diversificada, e desconhecida para muitos em tantas partes do mundo"

"As personagens itinerantes de Gurnah, tanto em Inglaterra como no continente africano, encontram-se no abismo entre culturas, entre uma vida deixada para trás e uma vida futura", prossegue a Academia sueca acerca do tanzaniano, que "sempre foi intransigente e pouco compassivo com os efeitos do colonialismo".

Hoje está reformado, mas Addulrazak Gurnah foi professor na Universidade de Kent, em Canterbury, no Reino Unido. Nasceu em Zanzibar, actual Tânzania, em 1948, deixou o país com 18 anos, em 1964, depois de violento levantamento militar que derrubou o governo liderado pelo Sheik Mohammed Shamte Hamadi e a que se seguiram tempos de repressão e violência em trempos de transição entre a monarquia e uma república revolucionária.

O prémio não é concedido a um livro - houve em tempos uma excepção a uma obra de Thomas Mann, "Os Buddenbrooks" - mas ao conjunto da obra de um autor e tem um valor de 1,14 milhões de dólares. E é o segundo negro africano a entrar na lista da Academia Sueca com o Prémio Nobel da Literatura, o primeiro foi o nigeriano Wole Soyinka.