Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Ministros da SADC avaliam progressos na agenda da presidência angolana

ENCONTRO EM LUANDA

Além dos avanços no lema da presidência angolana "Capital Humano e Financeiro: Os principais factores para a Industrialização Sustentável da Região", os ministros da SADC analisam progressos do Plano Estratégico do Desenvolvimento Regional para 2020-2023. Oportunidade para o Expansão medir o pulso às 16 economias da região.

Os ministros dos 16 Estados- -membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) analisam, nos dias 10 e 11 de Março, domingo e segunda-feira, em Luanda, os avanços na execução dos programas regionais, na reunião de Conselho de Ministros, a segunda realizada durante a presidência angolana da SADC, comunidade que teve, em 2023, um PIB combinado de 797,8 mil milhões USD, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O órgão, que reúne duas vezes por ano, em Março e Agosto, fiscaliza o funcionamento e o desenvolvimento da SADC e garante a execução das políticas e decisões tomadas pelos Estados- -membros das 16 economias que compõem a comunidade.

Durante os dois dias de trabalho em Luanda, os ministros da SADC passarão em revista o grau de cumprimento das decisões do Conselho e da 43ª Cimeira de Chefes de Estado, realizada em Agosto de 2023 em Luanda, e os avanços na materialização do lema da presidência angolana "Capital Humano e Financeiro: Os principais factores para a Industrialização Sustentável da Região da SADC".

Serão também analisados os progressos na materialização do Plano Estratégico Indicativo do Desenvolvimento Regional para 2020-2023 e do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC (SHOC), assim comos desastres ocorridos na região.

O Conselho de Ministros, que integra por regra os ministros que tutelam as Relações Exteriores, Negócios Estrangeiros, Planeamento Económico, Finanças e Comércio, aprovarão ainda o Plano Institucional Anual e o orçamento do Secretariado da SADC para o exercício económico de 2024/25.

Uma semana antes do Conselho de Ministros, reuniram-se em Luanda o Comité Permanente de Altos Funcionários da Comunidade Económica da África Austral e o Comité de Finanças.

Economia mais robusta é a que menos cresce

A África do Sul é a economia mais robusta entre as 16 que formam a comunidade económica, com 380,9 mil milhões USD, quase metade do PIB combinado de 797,8 mil milhões USD, em 2023, mas é a que menos cresce, segundo as projecções do FMI, embora Angola tenha fechado o ano com um crescimento de 0,4%, de acordo com os dados do Governo angolano no OGE 2024 (ver infografia ao lado).

Mas se analisarmos a distribuição de riqueza por habitante, Seicheles lidera, destacado, com um PIB per capita de 20.890 USD em 2023, quase o dobro do país que ocupa a segunda posição, as Maurícias, com 11.752 USD. Com uma população estimada em 100 mil habitantes, as Seicheles escaparam ao fenómeno da inflação alta, que atingiu o mundo após a pandemia da Covid-19. Em 2023, os preços dos bens e serviços no arquipélago baixaram, com o país a registar uma deflação de -1,1%, segundo os dados macroeconómicos do FMI.

No outro extremo está o Zimbabué, que atingiu uma inflação de 396,2% em 2023, o que fez ressurgir o fantasma da hiperinflação, após uma pausa em 2021, quando o país fechou o ano nos dois dígitos (60,7%) e conseguiu interromper um ciclo de inflação galopante, que chegou aos 521,5% em 2019.

Com o quinto maior PIB da SADC (32,4 mil milhões), o Zimbabué teve uma quebra no crescimento, em 2023, com uma taxa de 4,1%, após dois anos de recuperação, em 2021 e 2022 (com crescimento de 8,4 e 6,2 %, respectivamente), que interrompeu dois anos de recessão consecutiva em 2019 (-6,3%) e 2020 (-7,8%).

Leia o artigo integral na edição 766 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Março de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo