Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Presidentes de Moçambique e Botswana testam positivo à covid-19 e estão de quarentena

Variante Ómicron

Filipe Nyussi e Mokgweetsi Masisi tiveram resultados positivos em testes de rotina, e estão neste momento em quarentena institucional. Moçambique e Botswana são dois dos países da SADC mais afectados pela nova variante Ómicron

O presidente moçambicano Filipe Nyusi, e a sua mulher Isaura Nyusi, tiveram resultados positivos em testes rápidos à infeção pelo novo coronavírus, sem apresentar quaisquer sintomas, anunciou segunda-feira em comunicado os serviços presidenciais. "O chefe de Estado e a sua esposa submeteram-se ao teste rápido, cujos resultados se revelaram positivos ao SARS-CoV-2", disse a Presidência no comunicado, referindo que ambos estão em isolamento sanitário, "enquanto aguardam pelos resultados definitivos".

Segundo o documento, no âmbito das suas atribuições, Filipe Nyusi realizou atividades que incluíam encontros com alguns grupos e pelos "altos níveis de infeção causados pela variante Ómicron" submeteu-se ao teste.

Também o presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, está em quarentena depois de testar positivo à covid-19, anunciaram segunda-feira as autoridades do país. O diagnóstico foi confirmado depois de um "teste de rotina" realizado ao Presidente, segundo o secretariado de Comunicação do Governo do Botsuana, numa declaração divulgada hoje.

"O Presidente não tem sintomas e continuará a ser acompanhado de perto pelos seus médicos", acrescenta-se na declaração, que não especifica quando o teste positivo foi realizado.

Moçambique e Botswana são dois dos países da SADC mais afectados por esta nova vaga de infecções, sendo que o primeiro já confirmou 194 mil casos e o segundo quase 220 mil.