Sistema africano de pagamentos pronto a funcionar após testes
A plataforma, que actua como o principal agente de liquidação na Zona de Comércio Livre Africana, já foi testada na Zona Monetária da África Ocidental e permite poupar mais de 5 mil milhões USD em custos de transacções de pagamento por ano. Em Angola, o BFA é parceiro privilegiado nesta espécie de Visa africano
Depois de uma experiência piloto, bem sucedida, na Zona Monetária da África Ocidental, está pronto para entrar em funcionamento o Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação (PAPSS), uma espécie de Visa desenvolvido pelo Afreximbank - Banco Africano de Exporta[1]ções e Importações para a Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA).
O PAPSS, lançado oficialmente a 7 de Julho, em Niamey, Níger, na 12ª Cimeira Extraordinária da Assembleia da União Africana, é uma plataforma continental que permite pagamentos instantâneos e transfronteiriços em moedas locais entre os mercados africanos e que permitirá poupar mais de 5 mil milhões USD em custos de transacções de pagamento por ano.
Trata-se de uma "estrutura revolucionária" do mercado fianceiro, que vai "impulsionar" o comércio intra-africano e apoiar a implementação da AfCFTA ao "simplificar as transacções transfronteiriças e reduzir a dependência de moedas fortes nestas transacções".
(Leia o artigo integral na edição 644 do Expansão, de sexta-feira, dia 01 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)