Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Sistema africano de pagamentos pronto a funcionar após testes

Plataforma idêntica ao visa criada pelo Afreximbank para a Zona de Comércio Livre Africana

A plataforma, que actua como o principal agente de liquidação na Zona de Comércio Livre Africana, já foi testada na Zona Monetária da África Ocidental e permite poupar mais de 5 mil milhões USD em custos de transacções de pagamento por ano. Em Angola, o BFA é parceiro privilegiado nesta espécie de Visa africano

Depois de uma experiência piloto, bem sucedida, na Zona Monetária da África Ocidental, está pronto para entrar em funcionamento o Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação (PAPSS), uma espécie de Visa desenvolvido pelo Afreximbank - Banco Africano de Exporta[1]ções e Importações para a Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA).

O PAPSS, lançado oficialmente a 7 de Julho, em Niamey, Níger, na 12ª Cimeira Extraordinária da Assembleia da União Africana, é uma plataforma continental que permite pagamentos instantâneos e transfronteiriços em moedas locais entre os mercados africanos e que permitirá poupar mais de 5 mil milhões USD em custos de transacções de pagamento por ano.

Trata-se de uma "estrutura revolucionária" do mercado fianceiro, que vai "impulsionar" o comércio intra-africano e apoiar a implementação da AfCFTA ao "simplificar as transacções transfronteiriças e reduzir a dependência de moedas fortes nestas transacções".

(Leia o artigo integral na edição 644 do Expansão, de sexta-feira, dia 01 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo