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Cidade francesa proíbe publicidade nas ruas

Grenoble

Pela primeira vez na Europa, uma cidade, Grenoble (sudeste da França), decidiu proibir os cartazes publicitários nas suas ruas, para os substituir por árvores.

 

Esta decisão foi tomada pelo presidente da câmara, o ecologista Eric Piolle, que governa desde Março esta cidade de 160.000 habitantes, situada aos pés dos Alpes.

Entre Janeiro e Abril de 2015, 326 cartazes publicitários serão retirados por seu fabricante, a empresa francesa JCDecaux. No total, 2.000 metros quadrados de publicidade desaparecerão das ruas da cidade. No seu lugar, a prefeitura prometeu plantar 50 árvores.

"Os primeiros cartazes foram instalados em Grenoble em 1976. Trata-se de um modelo obsoleto que não corresponde às expectativas dos habitantes, que desejam se reapropriar do espaço público", declarou à AFP Lucille Lheureux, vice-presidente da câmara encarregado dos espaços públicos.

A decisão, uma promessa de campanha de Eric Piolle, é "uma premissa europeia para uma grande cidade", segundo a presidência da câmara.

O único precedente no mundo foi a cidade brasileira de São Paulo, que em 2007 decidiu proibir os cartazes publicitários omnipresentes nos seus muros.

No entanto, em 2012 São Paulo reintroduziu a publicidade no seu espaço público, assinando com a JCDecaux um contrato para a instalação de mil relógios que dão aos habitantes a hora, a temperatura, a qualidade do ar e informações municipais.

Apesar da decisão das autoridades municipais de Grenoble, a publicidade não desaparecerá totalmente da cidade, já que os refúgios dos pontos de autocarros não são afectados pela medida.

Os cartazes publicitários contidos nos mesmos respondem a um contrato assinado por JCDecaux e pela sociedade mista administradora do transporte público da região de Grenoble (SMTC) que só expirará em 2019.

Expansão/Angop

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