Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Banco da Ucrânia emite nota que marca aniversário da guerra

Um ano de conflito armado com a Rússia

A nota conta com símbolos que homenageiam a resistência e o apoio dos aliados do Ocidente. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira.

O Banco Nacional da Ucrânia anunciou esta quinta-feira (23) a emissão de uma nota comemorativa do aniversário da guerra na Ucrânia, com uma homenagem às forças armadas e à resistência contra a invasão russa, após um ano de conflito.

As notas, de 20 hryvnia, têm numa das faces três soldados a erguer a bandeira ucraniana, por cima da região da Crimeia, com a sombra da bandeira a figurar os padrões de outros países aliados, como o Reino Unido, a União Europeia e os Estados Unidos.

No outro lado, segundo noticiou o site Noticias ao minuto, a nota tem duas mãos atadas por uma corda.

Numa conferência de imprensa, citada pela Sky News, o governador do banco, Andriy Pyshnyi, afirmou que este "pequeno pedaço de papel" representa "um ano de emoções, padrões, conteúdos e objetos icónicos".

Para Pyshnyi, os ucranianos "perceberam a sua força, o seu significado, a sua habilidade, não só para resistir, mas também para ganhar, ganhar sem desculpar o único crime militar ou uma única casa arruinada".

O desenho da nota foi sendo desenvolvido ao longo de oito meses e esta é apenas a primeira de uma série de notas comemorativas.

O Banco confirmou também que já tem notas planeadas caso a Ucrânia ganhe a guerra e outra para marcar a reconstrução do país.