Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

CEO da Access Holdings, dona do Finibanco, e família morrem em queda de helicóptero

Banqueiro nigeriano Herbert Wigwe

Um total de seis pessoas, incluindo a esposa, o filho do banqueiro nigeriano e o ex-presidente da Bolsa de Valores do país morreram num acidente de helicóptero na Califórnia, Estados Unidos. O Grupo Access Holdings , de que Herbert Wigwe era CEO, comprou no ano passado o Finibanco Angola ao português Montepio.

O presidente executivo (CEO) da Access Holdings Plc, Herbert Wigwe, morreu ao lado da esposa e do filho na sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024, num acidente de helicóptero nos Estados Unidos", afirmou o grupo em comunicado, e destaca que "a família Access está de luto pela perda".

As autoridades dos Estados Unidos informaram que dois tripulantes e quatro passageiros morreram no acidente, incluindo também o ex-presidente da Bolsa de Valores da Nigéria, Abimbola Ogunbanjo. O helicóptero decolou de Palm Springs, Califórnia, com destino a Boulder City, Nevada, segundo as autoridades norte-americanas.

A Access Holdings, proprietária do Access Bank que detem o Finibanco Angola, divulgou uma nota a despedir-se do seu executivo, na manhã deste domingo.

"Hoje, despedimos-nos de um líder visionário, Herbert Wigwe, cuja paixão e compromisso inabalável com a excelência transformaram a Access em uma potência global. Seu legado de excelência e compaixão continuará a inspirar a todos nós. Descanse em paz, Herbert Wigwe. Seu impacto será sentido para sempre", lê-se no comunicado.

Entretanto, vale recordar que em Outubro de 2022 o banco português Montepio, até então accionista maioritário do Finibanco (com 51% das acções) vendeu a sua participação à o Access Bank PLC, maior instituição bancária nigeriana em activos e em número de clientes. Tal como noticiou o Expansão na edição 758, o Access Bank Plc passou a deter 99,80% das acções e Dumilde das Chagas Simões Range, na qualidade de herdeira, detém os restantes 0,20% do Finibanco, o que o obrigou a fazer o rebranding da marca, alterando oficialmente o nome da instituição bancária, passando agora a chamar-se Access Bank Angola.

Quem foi Herbert Wigwe

Herbert Wigwe nasceu em 15 de agosto de 1966, foi um banqueiro e empresário nigeriano que faleceu em 10 de Fevereiro de 2024 aos 57 anos. Licenciado em contabilidade pela Universidade da Nigéria, Herbert tinha um mestrado em Banca e Finanças pela University College of North Wales (agora Bangor), um mestrado em Economia Financeira pela Universidade de Londres.

Herbert Wigwe iniciou sua carreira profissional na Coopers & Lybrand Associates, uma empresa internacional de auditoria. Em seguida, ingressou no Capital Bank como gestor sénior responsável pela tesouraria e serviços financeiros.

Em 1992, mudou-se para o Guaranty Trust Bank (GTBank), onde passou mais de 10 anos a trabalhar em diversas funções, na área corporativa, institucional e tesouraria. Tornou-se o director executivo responsável pelo setor bancário institucional e foi fundamental no desenvolvimento dos negócios do setor público do GTBank.

Em 2002, deixou o GTBank junto com seu parceiro de negócios e amigo, Aigboje Aig-Imoukhuede, para adquirir uma participação no Access Bank plc, que era então um pequeno banco comercial classificado em 65º lugar entre 89 bancos na Nigéria. Embarcaram numa ambiciosa agenda de transformação que viu o Access Bank crescer de um banco regional com menos de 10 sucursais para um banco global com mais de 600 sucursais na Nigéria, África e Reino Unido.

Sob a sua liderança, o Access Bank tornou-se um dos bancos mais lucrativos da Nigéria e de África, com um forte foco na inovação. Também lideraram várias transações marcantes, como a aquisição do Intercontinental Bank em 2012, que tornou o Access Bank o quarto maior banco da Nigéria, a fusão com o Diamond Bank em 2019, que criou o maior banco de retalho de África, e a listagem na Bolsa de Valores de Londres em 2019, que melhorou o perfil internacional do Access Bank e o acesso ao capital.

Em Janeiro de 2014, Herbert Wigwe sucedeu Aigboje Aig-Imoukhuede como Diretor Geral/CEO do Grupo do Access Bank e conduziu o banco a patamares maiores até Abril de 2022, quando deixou o cargo para tornar-se o CEO da Access Holdings Plc, uma nova entidade criada para supervisionar os negócios não bancários do Access Bank, como seguros, gestão de activos, pagamentos e banco digital.