Manuel Vicente na tomada de posse de Jacob Zuma
O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, deixou sexta-feira Luanda com destino a Pretória onde vai representar o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na cerimónia de tomada de posse do Presidente da África do Sul, Jacob Zuma.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista recebeu cumprimentos de despedida dos ministros de Estado e chefes da Casa Militar e Civil da Presidência da República, respectivamente Eldetrudes Costa e Manuel Vieira Dias, entre outras individualidades.
Jacob Zuma, de 72 anos, toma posse no próximo sábado para um segundo e último mandato a frente dos destinos da África do Sul, na sede do governo sul-africano,em Pretória, depois da vitória do Congresso Nacional Africano (ANC).
O ANC, liderado por Zacob Zuma, conquistou no passado dia 7 a sua quinta vitória desde o final do regime do "apartheid" (segregação racial), com 62,15% dos votos, obtendo 249 lugares dos 400 da Assembleia Nacional, que elege o Presidente.
O sistema político (Constituição) sul-africano impõe que o partido que vence as eleições forme o Governo e nomeie o candidato à Presidência da República, que é eleito pela Assembleia Nacional, sendo este também o chefe do Executivo.
Expansão/Angop