Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Petróleo está a ser negociado abaixo dos 80 dólares o barril

Mercado de Futuros

Seguindo a tendência do dia anterior, na abertura dos mercados asiáticos o Brent continua a descer, os analistas começam a definir uma margem que vai dos 76 aos 81 dólares por barril, com a Europa assolada por novos surtos da pandemia do Covid-19 e novos confinamentos

A madrugada desta quinta-feira confirma, através dos mercados asiáticos, a tendência dos últimos dias e que se iniciou em Outubro, depois da Opep e da Agência Internacional de Energia terem alertado para a incerteza dos níveis de procura, justamente, por causa da pandemia.

A OPEP recusou-se mesmo a ceder à pressão dos Estados Unidos para aumentar a produção, mantendo o plano delineado no Verão de aumentar gradualmente a produção no conjunto dos países produtores de petróleo que fazem parte da organização em 400 mil de barris de petróleo dia a cada mês.

Os preços do petróleo estão, entretanto, a recuar nos diversos mercados. No mercado de futuros o Brent teve uma queda de 2,61%, passou para 80,28 dólares o barril na quarta-feira, e hoje, nos mercados asiáticos estava a ser negociado a 79,80 dólares o barris. No caso do crude norte-americano, o WTI, a queda foi de 3%, passou, na quarta-feira, para os 78,36 dólares o barril.

O mercado global de petróleo tem vindo a ser confrontado com um rápido aumento da procura em tempo de pós-pandemia, enquanto a OPEP e os seus aliados, entre eles a Rússia, segurava os índices da oferta, mantendo o aumento gradual da produção nos 400 mil barris/dia para não alargar a oferta de mercado. Ao que tudo indica, terá sido, do ponto de vista dos países exportadores, uma medida sensata.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo