Tesla de Musk atrasa e robotáxi está nas mãos da Waymo, startup da Alphabet
A Waymo está a fazer testes, com uma frota de robotáxis, em diversas cidades dos Estados Unidos. Os resultados positivos elevaram o seu valor de mercado, equiparando-se à Ford e Toyota Motors, por exemplo.
O futuro da mobilidade começa a ter, definitivamente, um novo rosto e uma nova forma com carros autónomos (sem motoristas) ou robotáxis, que se consolidam com cada vez menos acidentes e maior precisão na condução, aumentando o nível de segurança das viagens. A dúvida que resta é quem vai "conduzir" este novo mercado de transportes de passageiros que parece promissor.
A resposta a esta pergunta já tem nome: Waymo, startup de mobilidade da Alphabet, dona do Google, que há duas semanas conseguiu 5,6 mil milhões USD em uma ronda de financiamento liderada pela própria Alphabet para expandir os seus serviços de transporte autónomo.
Aguarda-se a apresentação do novo modelo de carro eléctrico autónomo da Tesla, de Elon Musk. No entanto, há pouca informação pública sobre o progresso da empresa de Musk rumo à condução autónoma, já que parou de enviar relatórios ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) desde 2019. Aquela é uma das principais fontes de dados e não actualiza especialistas ou a media sobre os seus avanços, de acordo com a Forbes.
A ronda de investimentos da Waymo também contou com a participação de outros investidores, nomeadamente a Andreessen Horowitz (um fundo de capital de risco americano), e empresas de investimento como Fidelity Investment, Silver Lake, Tiger Global e T. Rowe Price, além de outros financiadores, explicou a direcção da Waymo à Reuters.
O cepticismo sobre os robotáxis está a diminuir, com a redução de números de acidentes e o consequente aumento da segurança dos carros autónomos. Por isso, as grandes fabricantes de veículos e empresas do sector tecnológico têm feito investimentos altos nos veículos autónomos, para impulsionar a viabilidade do sucesso comercial da actividade, ao mesmo tempo que enfrentam um rigoroso escrutínio regulatório nos mercados onde estão a ser implementados.
"Com este último investimento, continuaremos a receber mais passageiros em nosso serviço de transporte Waymo One em São Francisco, Phoenix e Los Angeles, e em Austin e Atlanta por meio de nossa parceria expandida com a Uber", disse a empresa.
A empresa está a testar a sua frota de robotáxis em várias cidades dos Estados Unidos. O sucesso obtido fez com que o seu valor de mercado ultrapassasse 45 mil milhões USD, igualando-se ao valor da Ford e da Toyota Motors, empresas tradicionais no mercado automóvel. Chase Coleman, criador da Tiger Global, fez comentários positivos sobre a Waymo, destacando o facto de os consumidores serem atraídos pelos serviços da Alphabet.
"A companhia desenvolveu o produto mais seguro e superior nos veículos autónomos. A habilidade em fidelizar utilizadores, estabelecer parcerias estratégicas e trabalhar em conjunto com líderes do sector automotivo evidencia a sua aptidão em conciliar ambições elevadas", explicou Chase Coleman.